Revitalização

Bairros de Curitiba ganham 16 km de asfalto novo

Equipes de pavimentação da Prefeitura estão asfaltando nesta semana mais de 16 quilômetros de ruas em oito bairros de Curitiba. São diferentes tipos de pavimentação, que envolvem deste a recuperação do pavimento até a substituição de saibro por asfalto definitivo. As obras acontecem no Alto Boqueirão, Bairro Alto, Boqueirão, CIC, Hauer, Rebouças, Parolin, Pilarzinho e São João. Elas fazem parte do programa Asfalto Novo, que vai atender 950 ruas, pavimentando 597 quilômetros.

O prefeito Luciano Ducci explica que o programa Asfalto Novo está renovando a malha viária de Curitiba. “Com a operação Asfalto Novo, a Prefeitura pretende atingir um índice recorde de pavimentação neste ano, fazendo 597 quilômetros e atendendo 950 ruas da cidade”, disse o prefeito Luciano Ducci.

O programa vai trabalhar na implantação de ruas de saibro; recuperação de ruas com asfalto definitivo; transformação pela recicladora de antipó em asfalto definitivo, atendendo o transporte coletivo; e a recuperação de ruas de antipó velho.

São 13 frentes de trabalho, executando serviços diferentes conforme o tipo de pavimento e região. Uma das ações é no Conjunto Tiradentes, no Alto Boqueirão, que será totalmente recuperado, substituindo 4.700 metros de antipó por asfalto definitivo. Da mesma forma como foi feito no Conjunto Eucaliptos, as máquinas vão recuperar a base da rua que vai ganhar serão recuperados 17 ruas, atendendo trechos de áreas residenciais e comerciais.

Nas ruas Westphalen e Alferes Poli, que cruzam Rebouças e Parolin, as equipes estão retirando o asfalto danificado e colocando uma nova camada, que dará mais durabilidade para os pavimentos. Com isto, será beneficiado o transporte coletivo, ganhando mais agilidade e conforto.

Para o mecânico Marcelo Henrique, a recuperação da rua Alferes Poli vai trazer mais segurança. “Aqui passa muito ônibus e veículo pesado, que acabavam fazendo alguns buracos. Com esta obra, a rua está ficando muito boa”, disse.

Na região do Hauer e Boqueirão, as máquinas recicladoras estão recuperando as ruas de antipó e transformando e asfalto definitivo. As recicladoras trituram o pavimento antigo formando uma base de brita que é misturada ao cimento transformado em concreto. Logo em seguida, máquinas entram na rua colocando uma capa de asfalto.

Uma das ruas atendidas é a Maestro Carlos Frank, no Boqueirão, onde estão sendo recuperados 1.100 metros. “Agora a rua vai ficar boa para a gente ir e vir de bicicleta. Estou feliz que toda a região está ganhando asfalto novo. Isto valoriza o bairro”, disse o aposentado Giovani Cortes Bem.