Desequilíbrio ambiental

Aves do Litoral do PR sofrem intoxicação por se alimentarem do lixo das praias

Foram encontrados pedaço de plástico dentro de intestino de gaivota. Foto: LEC/UFPR.

No litoral do Paraná, o Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) resgatou durante o mês de dezembro, mais de 20 animais. Boa parte deles eram aves, que estavam muito debilitadas por apresentarem intoxicação alimentar.

Uma equipe do laboratório encaminhou os animais à equipe especializada do Centro de Reabilitação, Despetrolização e análise de saúde de fana marinha (CreD), com sede no Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná. A maioria dos animais eram aves, sendo 12 gaivotas, três atobás-marrom e duas fragatas-comum.

LEIA TAMBÉM Tartaruga-gigante, ameaçada de extinção, desova 100 ovos em praia do Paraná

Segundo os especialistas, é bem comum receber aves nesta época do ano, principalmente as juvenis, com doenças causadas pela ingestão de alimentos em decomposição, lixo ou intoxicação por algas, que se proliferam mais nesse período. Esses animais procuram alimentos de fácil acesso, como os lixos acumulados na praia ou em outras áreas abertas do litoral.

No caso das gaivotas, por exemplo, as ocorrências de intoxicação alimentar ou contaminação são muito comuns. No entanto, a equipe do LEC/UFPR ainda está analisando as situações e não fechou um diagnóstico completo do que pode ter ocasionado o quadro de debilitação da fauna registrada nos últimos dias. De modo geral, o diagnóstico das aves sugere interação com fontes de contaminação por fungos, bactérias e outros patógenos relacionados a ambientes degradados ou à presença de resíduos sólidos.

A equipe informa que uma análise mais detalhada está sendo realizada e reforça que cabe a todos cuidarem melhor da destinação do lixo e garantir que, com urgência, o litoral paranaense esteja todo ligado à rede de esgoto.