Mais árvores!

Cor-de-rosa! Avenida de Curitiba vai ganhar 500 cerejeiras japonesas em corredor de ônibus

As primeiras mudas das Cerejeiras do Japão foram plantadas no entorno da Praça do Japão, em Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Prefeitura de Curitiba deu início, na segunda-feira (6), ao mais novo corredor de ônibus colorido da cidade. As primeiras mudas de cerejeiras japonesas que vão trazer tons de cor-de-rosa à Avenida Sete de Setembro foram plantadas na altura da Praça do Japão, entre os bairros do Batel e Centro. Serão plantados 500 exemplares da espécie até a Rua Tibagi, no sentido Centro, numa extensão de 2,8 quilômetros.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba distribui 10 mil mudas de árvores nativas e frutíferas nesta semana

>> Teto apodrecido e choques no banho: hotel social de Curitiba vira alvo de reclamações

>> Julgamento no STF da cassação de Fernando Francischini é suspenso após ministro pedir vista

A Família Folhas, com personagens da nova campanha da Prefeitura para compartilhar com a população ideias de sustentabilidade para o dia a dia, participou do evento de plantio de cerejeiras japonesas na Avenida Sete de Setembro.

O prefeito Rafael Greca fez o plantio simbólico junto ao cônsul-geral do Japão, Keiji Hamada, e ao presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil – Japão do Paraná, Arata Hara, marcando as celebrações de 40 anos de co-irmandade entre as cidades de Curitiba e Himeji. 

“Esse ato celebra nossa árvore de número 230 mil desde o início do desafio [das 100 Mil Árvores]. Nossa ideia é que Curitiba seja a mais verde das cidades do Brasil e que essa avenida seja a Avenida das Cerejeiras”, disse Greca, ao agradecer a presença e a parceria da comunidade japonesa.

Durante o plantio, que contou com a participação da Família Folhas, o prefeito e a Câmara do Comércio anunciaram, ainda, a intenção de unir os esforços do desafio 100 Mil Árvores ao Plantando Cerejeiras e Oportunidades, da entidade. Quando formalizada, a parceria vai incluir o plantio de 20 mil cerejeiras em diversos locais da cidade, que serão adotadas pelas famílias de descendentes de japoneses; além de oportunidades de investimento e negócios. 

Mais verde

A secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, ressaltou que o plantio também faz parte das ações do Mês do Meio Ambiente e do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba. “Muito além da beleza que essas cerejeiras vão trazer, elas ajudam a nossa cidade a controlar a temperatura, abrigam a fauna urbana e nos tornam mais resilientes frente às mudanças climáticas”, explicou.

De acordo com o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, a previsão é de que o colorido comece a aparecer em três anos na Sete de Setembro. “Já temos outros três corredores semelhantes e com as mesmas funções na cidade, na Rua Padre Anchieta, Rua Deputado Heitor Alencar Furtado e mais recentemente nas avenidas João Gualberto e Paraná, que recebeu três cores de ipês”, lembrou.

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna