Avenida Brasília é monitorada por câmeras

Moradores e comerciantes do Xaxim estão mais tranquilos. Já estão operando nos arredores da Avenida Brasília três novas câmeras e uma central de videomonitoramento, instalada no módulo da Guarda Municipal do bairro. Nos próximos dias, uma quarta câmera será instalada na região. O valor do investimento é R$ 93 mil.

Atualmente, Curitiba conta com 125 câmeras em operação, sendo 49 na área central. Até o fim do mês, a cidade terá mais 30 equipamentos em ação. A meta é que na Copa do Mundo da FIFA 2014, Curitiba tenha 450 câmeras instaladas.

“Cada câmera equivale ao trabalho de, no mínimo, oito homens”, explica o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain. Ele afirma que a segurança eletrônica já provou o quanto é eficiente para inibir a criminalidade e desvendar os casos registrados.

As imagens captadas ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas demais forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.

Segurança nas ruas – Há alguns anos, a dona de casa Eloá Calvin não dorme enquanto um de seus filhos, que estuda à noite, chega.

“Agora estou muito mais sossegada. A instalação de uma câmera de segurança a poucos metros de casa nos traz muita tranqüilidade”, diz Eloá. Ela mora há 38 anos na região e conta que a instalação das câmeras era um anseio da população. “Estamos bem felizes e satisfeitos”.

Sua vizinha, a artista plástica Rosilda Mainardes, que mora há quase quatro décadas no bairro, também aprovou a novidade. “O mercado fica a duas quadras da minha casa e, em alguns horários, eu evitava ir até lá”, conta.

“Agora o meu trajeto será monitorado em tempo real pela Guarda Municipal, o que dá muita tranquilidade”, comenta. “Tenho certeza que a presença das câmeras irá inibir assaltos, furtos e excesso de velocidade dos automóveis”, disse a moradora. As novas câmeras tem tecnologia moderna, com visão noturna e com abragência de 360 graus. As centrais de monitoramento tem imagem e som 100% digital.

“Apesar da segurança pública não ser uma atribuição constitucional dos municípios, Curitiba tem procurado atender de forma especial os anseios da população”, afirma o secretário Chain.

Endereços

As novas câmeras da Avenida Brasília estão instaladas nas esquinas com as ruas Rua Infante D. Henrique, Das Sabias e Bortolo Gusso. Dentro do prazo de 20 dias, uma quarta câmera será instalada no Largo Padre Vico, próximo à igreja. O bairro Xaxim conta com mais de 57 mil moradores.