Dia mundial

Autismo é retratado em fotos no Shopping Jardim das Américas

Autismo é retratado em fotos no Shopping Jardim das Américas
Foto: Divulgação

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização pelo Autismo. Para marcar a data, o Shopping Jardim das Américas, em Curitiba, promove de 1º a 16 de abril exposição no Espaço Cultural, com fotografias de Cris Metelski.

O autismo atinge principalmente os meninos. “O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome cujos sinais surgem antes dos três anos de idade. Os principais sintomas são: problemas com a linguagem, na interação social e no comportamento (que é restrito e repetitivo)”, explica Adriana Czelusniak, presidente da União de Pais pelo Autismo (Uppa), uma associação sem fins lucrativos voltada para a defesa dos direitos e para a qualidade de vida de quem tem autismo e seus familiares.

“Com a exposição, queremos conscientizar a população sobre o que é o autismo, favorecendo ao mesmo tempo a inclusão cultural e social das crianças fotografadas”, afirma Adriane Bugai, gerente de marketing do Shopping Jardim das Américas, lembrando que o empreendimento acabou de encerrar uma exposição de fotos sobre a Síndrome de Down.

Entre as crianças fotografadas está Nicolas, de 9 anos. A mãe dele, Larissa Gritten, conta que descobriu o autismo por uma propaganda, que falava dos movimentos repetitivos e da dificuldade de socialização. “Percebi que era igual ao meu filho. A gente já sabia que ele tinha algo, mas os médicos falavam que ele ainda era muito novo e que estávamos precipitados. Foi quando pesquisei na internet e encontrei sobre o Dia Mundial de Conscientização pelo Autismo”, disse Larissa.

Quando o neurologista fechou o diagnóstico, começou a fase de aceitação, afinal, não há cura, apenas tratamento. “Hoje ele é nossa alegria e nossa luta. Aprendemos a dar valor a coisas pequenas e iniciativas como essa exposição são maravilhosas, por mostrarem informação, já que muitos pais desconhecem o autismo e evitam aceitá-lo. É uma corrente do bem para tornar o mundo mais incluso”, complementa Larissa.

Serviço

Exposição Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas – 1 Piso
1º a 16 de abril – horário normal de funcionamento do Shopping, entrada gratuita
Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, Jardim das Américas – Curitiba (PR)