Escola fechada

Greve dos caminhoneiros suspende aulas em Curitiba

Foto: Hugo Harada
Foto: Hugo Harada

A greve dos caminhoneiros começou a mexer com as instituições de ensino. Neste domingo (27), escolas municipais e estaduais, além de universidades públicas e privadas já se manifestaram informando alunos e pais como devem ser os próximos dias. Em alguns locais, as aulas foram suspensas pelo menos até a próxima quarta-feira (30). Em outros, a definição é apenas para a segunda-feira (28).

Em Curitiba, a Tribuna do Paraná apurou que as escolas municipais vão funcionar normalmente. Já as estaduais vão operar de acordo com cada núcleo de educação. Como os núcleos estão divididos controlando várias escolas, cada um vai definir como vai ser a situação de forma individual, ou seja, a orientação é para que os pais entrem em contato com as escolas para ver como está a questão.

Mesmo com a decisão da suspensão das aulas vir de cada núcleo de ensino, a greve vai afetar muitas escolas estaduais. Várias não vão ter aula nesta segunda-feira (28). Já com a relação às escolas particulares, é importante que os pais entrem em contato com cada instituição.

A Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nota informando que cabe aos departamentos realizar a suspensão das aulas. A orientação é que não ocorram entre a segunda e quarta-feira. Apesar disso, a reitoria afirma que a decisão sobre as atividades acadêmicas é dos setores e fica sujeita a compensação futura, “respeitada a autonomia de avaliação dessas unidades, de forma a minimizar prejuízos aos estudantes impossibilitados de comparecer neste período”.

Na Universidade Positivo (UP), as aulas desta segunda-feira foram suspensas, sem prejuízo aos alunos quanto às atividades programadas. A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) comunicou o mesmo, que as aulas não vão ocorrer nesta segunda, e que nenhum aluno vai ser prejudicado. “Vale lembrar que as aulas voltarão assim que a situação se normalize”, reforçou o alerta da UTP, pedindo também que os alunos fiquem atentos aos comunicados emitidos pelo site e pelas redes sociais.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) suspendeu as aulas em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. Somente na segunda a Unicuritiba e as Faculdades Pequeno Príncipe e Uninter divulgaram que não terão atividades acadêmicas.

Já no UniBrasil Centro Universitário, ainda não há a informação sobre a situação. Nestas duas instituições, as aulas devem continuar normalmente, bem como na FAE. De qualquer forma, os alunos que sentirem dúvidas devem entrar em contato com suas universidades.

Caminhoneiros desocupam estradas mas protestos seguem no sétimo dia de greve