Discussão

Audiência pública discute situação de população de rua

A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa promoverá nesta terça-feira (8) uma audiência pública para discutir as violações sofridas pela população em situação de rua no Paraná e a implantação da Política Nacional da População de Rua.

A audiência será realizada no Plenarinho do Legislativo a partir das 9 horas, e terá a participação da diretora do Departamento de Proteção Social Especial (PSE) da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social, Telma Maranho; do assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Wellington Pantaleão; e da representante da Pastoral Nacional do Povo de Rua, Cristina Bove.

Segundo o deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão, em Curitiba cerca de três mil pessoas vivem nas ruas, enquanto no estado a estimativa é de que existam entre oito e dez mil moradores de rua. Ele informou ainda que no próximo ano o IBGE fará uma pesquisa em todo o país, em cidades com mais de cem mil habitantes, para aferir o tamanho dessa população.

Em Curitiba, o último levantamento foi realizado em 2007/2008, lembrou o representante do Movimento Nacional de População de Rua, Leonildo Monteiro.
A Política Nacional para População em Situação de Rua entrou em vigor em 2009. A proposta é assegurar aos moradores de rua o acesso às políticas públicas de saúde, de educação, de previdência social, de assistência social, de trabalho, de renda, de moradia, de cultura, de esporte e de lazer.