Eleições

Ato pró-Bolsonaro em Curitiba tem bandeiras do Brasil e ofensas a eleitores de outros candidatos

Carreata em apoio ao candidato a presidência Jair Bolsonaro no domingo passado. Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Um dia antes do primeiro turno das eleições 2018, manifestantes pró-Bolsonaro se reuniram no Parque Barigui, em Curitiba, logo pelas manhã uma carreata. Cheio de bandeiras do Brasil e camisetas com a foto do presidenciável, o ato também não deixou de lado as ofensas a eleitoras de Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT).

“Quem vota no Ciro é sirigaita. Quem vota no Haddad é retardada e quem vota no Bolsonaro é bolsogata!”, exclamava uma das líderes do evento, discursando em cima de um carro de som parado no estacionamento do parque, por volta das 10h deste sábado.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente! 

Com diversos pontos de venda de objetos em homenagem ao candidato, os organizadores pediam para que as pessoas comprassem camisetas e bandeiras diretamente com a organização da manifestação. “Vamos ajudar a gente, porque nós temos contas para pagar. Bandeiras, R$ 30. Camisetas, R$ 40. Só tem mais 30 camisetas, aqui, gente. Vamos comprar, temos que pagar o caminhão.”

A porta-voz da organização também comemorava, em cima do caminhão de som, a fila de carros que se formava na BR 376 (Rodovia do Café) ao lado do estacionamento. E não poupava esforços para divertir o eleitorado bolsonarista. “Nossa batedora é uma advogada. Como nós somos coxinhas, né? Eu adoro ser coxinha!” Muitos dos presentes tiravam fotos e gravavam vídeos para registrar o ato. Havia até mesmo um drone.

Contra os vermelhos

Além da referência a eleitoras de Ciro e Haddad, os organizadores também criticavam a esquerda de maneira geral. “Os vermelhos estão desesperados porque a farra vai acabar. Vamos derrotar os ‘esquerdopatas’ e vai ser amanhã, no primeiro turno.”

Antes de sair do parque em direção à Havan da Linha Verde, os correligionários de Bolsonaro cantaram o hino nacional e exaltaram o verde e amarelo da bandeira brasileira. Ao final da execução, os carros presentes no estacionamento promoveram um buzinaço enquanto a líder, no carro de som, gritava “Brasil, Brasil, Brasil!”, acompanhada de outros apoiadores.

A organização também pareceu preocupada com a segurança dos manifestantes. “Hoje nós temos seguranças porque, no ato do último domingo, uns idiotas jogaram pedras no nosso caminhão.”

Chuva atrapalha

O impulso do início da carreata perdeu força pela caminho devido à chuva que caiu em Curitiba no final da manhã. Foram várias horas para chegar à Havan. O carro de som só entrou no estacionamento da loja às 13h30. De cima dele, os líderes do ato davam as boas-vindas aos gritos de “primeiro turno” e “vamos varrer esse comunismo, petismo e socialismo”. A manifestação era embalada por uma música eletrônica que repetia “é o Bolso” e “é o mito”. A música só dava trégua para intercalar com rojões e uma gravação do candidato falando em acabar com “o fantasma do comunismo”.

Poucos apoiadores, no entanto, se arriscavam a sair dos carros debaixo de chuva. A maioria se manifestava de dentro deles, buzinando.

[iframe src=”https://especiais.tribunapr.com.br/wp-content/uploads/2018/09/whats-tribuna.html” width=”100%” height=”250″ style=”max-height:250px; overflow:hidden;” scrolling=”no”]