Nesta segunda!

Protesto pelo ’29 de abril’ deve suspender aulas em escolas estaduais e prejudicar serviços públicos

greve dos professores estaduais do paraná, tribuna do paraná.
Foto: Antônio More/ Arquivo/ Gazeta do Povo

Ato dos professores das escolas estaduais do Paraná nos quatro anos do “29 de abril” promete paralisar as aulas nesta segunda-feira (29) em praticamente toda a rede, inclusive em Curitiba e região metropolitana. Segundo os organizadores, também devem se juntar aos protestos servidores públicos de outras áreas, como da Polícia Civil e agentes penitenciários.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com o sindicato dos professores (APP-Sindicato), até a última sexta-feira (26) a estimativa era de que 80% da categoria integrasse a paralisação do dia. “Praticamente 100% das escolas vão participar da paralisação. Uma ou outra vai ter alguém que vai trabalhar, mas são poucas”, salientou Luiz Fernando Rodrigues, secretário de comunicação da APP.

+Leia mais: Professores relembram ‘confrontos’ com a polícia em mais uma manifestação de 29 de abril

O Sindicato dos Investigadores do Paraná (Sipol) afirmou que policiais civis também foram liberados para participarem das manifestações e que, por isso, pode haver lentidão em alguns serviços oferecidos nas delegacias, como o registro de Boletins de Ocorrência. “A decisão em participar será de cada servidor, mas acredito que muitos vão devido ao grande aborrecimento da categoria”, ressaltou Roberto Ramires, presidente da entidade.

Já o sindicato que representa os agentes penitenciários (Sindarspen) estabeleceu que visitas, banho de sol e atendimentos jurídico, social, escola e trabalho dos presos estarão suspensos porque os servidores vão endossar o ato. Conforme a entidade, será garantido apenas o essencial, como alimentação, emergências médicas e cumprimento de alvarás.

+ Leia mais: Agentes penitenciários irão paralisar atividades no próximo dia 29

 

Atos

Em Curitiba, a concentração para o ato principal começa a partir das 8h30, na Praça Santos Andrade, no Centro. A organização estima que 10 mil pessoas devam participar, incluindo as 50 caravanas que virão do interior do estado.

+ Leia mais: Pai mantém filho refém por 17 horas depois de briga familiar em Curitiba

A partir das 9 h, a marcha segue em direção ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. A caminhada vai passar pela Rua Marechal Deodoro e a Praça Tiradentes. Conforme a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), não há bloqueios programados, mas possíveis interdições serão analisadas por agentes na hora.

A mobilização desta segunda terá um duplo estímulo: recordar o “29 de abril” – como ficou conhecido o protesto da categoria que acabou com 213 manifestantes feridos nos arredores do Palácio Iguaçu e da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2015 – e pressionar o governo do estado quanto à reposição dos servidores públicos do estado. “Nós estamos três anos com o salário congelado, sem nem a reposição da inflação. Até agora já acumulamos 17 perdas salariais. A gente não está pedindo nem aumento, é só uma reposição do índice inflacionário”, explica o secretário da APP.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Jovens sem cinto morrem ao serem ejetados de carro em acidente na Grande Curitiba