Após três décadas...

Assinada ordem para duplicação de 14 quilômetros da PR-415

Foi assinada no sábado (28), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a ordem de serviço para o início da duplicação do trecho de 14 quilômetros da PR-415, entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, obra reivindicada pela população há mais de três décadas.

A duplicação do trecho vai ampliar a capacidade de tráfego da rodovia por onde passam mais de 25 mil veículos por dia, a maioria automóveis leves e motos. Conhecida também como Avenida João Leopoldo Jacomel, esta é a principal ligação de Curitiba com os municípios de Pinhais e Piraquara, o que torna o trânsito lento na região. O investimento será de R$ 145,5 milhões.

Obra

No primeiro trecho, entre o Rio Atuba e o Carrefour Pinhais (divisa Curitiba-Pinhais), será implantada mais uma faixa de circulação em cada lado da Avenida João Leopoldo Jacomel, ao longo de quase quatro quilômetros. Com as novas faixas, o trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Também serão construídas ciclovias e calçadas. A nova faixa será prioritária para os ônibus e usada também para conversões.

O segundo trecho, entre Pinhais e Piraquara, terá seis faixas de circulação, quatro a mais que atualmente. A terceira faixa dará preferência também aos ônibus e às conversões dos veículos. Serão construídos ainda pontos de retorno, viadutos, passarelas, ciclovias e calçadas, além da implantação de iluminação central. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2015.