Conquista

Assembleia Legislativa do Paraná terá 1ª funcionária com Síndrome de Down em 160 anos

Karina Gouvea down alep
Foto: Orlando Kissner/Alep

Pela primeira vez em seus mais de 160 anos, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) contará com uma colaboradora com Síndrome de Down em seu quadro de funcionários. Trata-se de Karina Gouvea, de 42 anos, que exercerá a função de secretária de gabinete do deputado Bazana.

A assinatura do contrato de trabalho foi realizada nesta segunda-feira (21), Dia Nacional e Internacional de Conscientização da Síndrome de Down.

+ Leia mais: Eleitor tem 45 dias para tirar o Título antes do fim do prazo; Saiba como fazer sem sair de casa

“Eu já trabalhei em várias empresas. E estou muito feliz por todos me aceitarem aqui com essa alegria”, disse Karina, durante a cerimônia. A mãe de Karina, a psicóloga Gislene Gouvea, comemorou mais uma conquista da filha, que trabalha desde os 16 anos.

“Estamos colhendo o resultado de todo estímulo e incentivo que demos. Ela sempre trabalhou, mas precisou parar nos últimos dois anos por causa da pandemia. E agora, quando íamos começar a distribuir currículos, veio esse presentão de aniversário”, contou Gislene. Karina completa 43 anos no próximo dia 23 de março.

Conscientização

No dia 21 de março, o Brasil e o mundo comemoram o Dia Internacional de Síndrome de Down. No país, cerca de 300 mil pessoas vivem com a falha genética (que não é doença), segundo dados do IBGE. A data visa conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social desse grupo.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro