Homem de barro

Artista atrai atenção de curitibanos no calçadão

Quem atravessou a Rua XV nos últimos dias deve ter visto uma nova figura entre os artistas de rua que expõe os variados trabalhos para os milhares de transeuntes da capital. Com algumas frases espalhadas pelo chão, o mato-grossense Edenilson Messias, mais conhecido como “homem de barro”, usa mensagens positivas para cativar as pessoas que cruzam o calçadão curitibano.

Há 7 anos abraçado num coração, Edenilson já encantou 19 capitais brasileiras e já expôs seu trabalho em 12 cidades na Europa. Após 4 anos, é a segunda vez que o artista se apresenta nas ruas de Curitiba. “Tenho certeza que as pessoas se emocionam quando param e prestam atenção nas frases que deixo para elas. Algumas chegam até a chorar!”, conta Edenilson. As frases são recolhidas de livros, na internet, ou sugeridas por quem o acompanha. Mas o critério é sempre o mesmo. “As mensagens são curtas, para que na pressa do cotidiano as pessoas possam levar algo de bom consigo. Quem gosta, pode deixar uma contribuição para o artista”, brinca.

Para Bianca Fernandes, que atravessava o calçadão em direção ao trabalho, a intervenção na paisagem do centro de Curitiba é bem-vinda. “Sempre paro e admiro os trabalhos dos artistas, e sempre surge algo novo e interessante”, diz Bianca. Mas os mais curiosos são mesmo as crianças. “Minha filha ficou espantada com um homem inteiro de barro, mas quando a gente para e lê os cartazes, se emociona mesmo”, conta Tainara Siquetto, que levava a filha na creche. O mato-grossense ficará em Curitiba até dia 15 de dezembro.