Curitiba

Área sob o viaduto do Capanema irá virar estacionamento

Viaduto do Capanema vai abrigar estacionamento.
Viaduto do Capanema vai abrigar estacionamento. Foto: Daniel Castellano

Uma área de 459 m² sob o viaduto do Capanema, no Jardim Botânico, em Curitiba, vai virar um estacionamento. O espaço, que anos atrás chegou a abrigar um setor administrativo da Urbs, estava inutilizado e cercado por floreiras. Nos últimos anos, a área vinha sendo ocupada por moradores em situação de rua, usuários de drogas e indígenas de passagem na capital.

A ocupação daquela área é uma demanda antiga dos moradores da região. No ano passado, a prefeitura de Curitiba instalou floreiras na região em uma estratégia para atrair parte daquela população para seus equipamentos de assistência social. A medida foi criticada por alguns especialistas, que apontaram nela um caráter higienista.

Do lado oposto da Avenida Presidente Affonso Camargo, outro espaço passou por um processo de concessão recente para resolver o mesmo problema: a falta de ocupação causava sensação de insegurança na vizinhança. Na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, também sob o viaduto do Capanema, um imóvel da prefeitura que estava sem utilização havia oito anos era ocupado por usuários de drogas.Um restaurante popular também funcionou no local. A estrutura acabou demolida em 2013. Em fevereiro de 2015, esse espaço foi cedido ao Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro Brasileira – Centro Cultural Humaitá.

Melissa Reinehr, uma das responsáveis pela instituição, informou que a área do futuro estacionamento era originalmente pretendida pelo grupo, mas que a ocupação acaba sendo positiva para a região. “Queríamos que o viaduto inteiro fosse cultural. Imaginávamos ali uma área mais introspectiva, com biblioteca, e do outro lado o espaço para festas. Mas tudo bem”.

O Centro Cultural Humaitá promete lançar em breve um concurso nacional para um projeto de revitalização do viaduto. Concedido em fevereiro de 2015, o espaço vem sendo ocupado com atividades ao ar livre.

A Urbs informou que a atratividade do processo somente será conhecida ao final do prazo para apresentação das propostas. A abertura dos envelopes com as propostas ocorrerá a partir das 9 horas do próximo dia 17 de outubro, no auditório da Urbs. O edital que concederá o espaço à iniciativa privada prevê uma outorga de R$ 33.120,60, valor que poderá ser pago em até três parcelas.