Obras

Área de escape na ‘curva da santa’ promete reduzir acidentes fatais na BR-376

Divulgação

As obras de construção da segunda área de escape da rodovia BR-376 devem ser concluídas até outubro. Construída no km 667,3 da pista sul (destino a Santa Catarina) o dispositivo deve minimizar os acidente ocorridos na região da Curva da Santa. Desde o mês de março, as equipes se concentram nos serviços de construção do muro de contenção e trabalhos de terraplenagem. As obras terão custo de R$ 20 milhões.

A partir de agora, iniciam-se os trabalhos de construção das paredes laterais da caixa de escape, implantação do trilho do pórtico rolante e implantação do pavimento com sinalização. Os trabalhos, com cerca de 100 trabalhadores no canteiro de obras, devem ser intensificados neste mês de setembro e devem ser concluídos em outubro.

Esta será a segunda Área de Escape construída na Serra da BR-376, que se inicia no km 656 e se estende até o km 675, com declive de altitude de 710 metros. O primeiro dispositivo está localizado no km 671 e já evitou 223 acidentes desde sua inauguração em agosto de 2011. Já a nova Área estará localizada no km 667,3, ponto que antecede a série de curvas que incluem a “curva da Santa” – km 668,5.

A nova Área de Escape se localiza ao lado esquerdo da via, com faixa de aproximação de 500 metros para entrada. Além disso, o novo dispositivo também contará com um pórtico rolante automatizado – estrutura similar a utilizada para movimentação de containers com objetivo de auxiliar na retirada dos veículos da caixa de escape.