Cartão transporte

Extinção dos cobradores está mais perto em Curitiba. Veja o porquê!

Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

Curitiba deu mais um passo na direção da bilhetagem exclusivamente eletrônica no transporte coletivo. Nessa terça-feira (2), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprovou o projeto que pretende extinguir a função de cobrador e implementar a cobrança exclusivamente pelo cartão transporte. Agora, o projeto segue para análise da Comissão de Economia, Finanças e fiscalização da casa.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A grande polêmica gira em torno dos cobradores. Segundo a proposta do executivo, a proposta tem como objetivo dar agilidade ao serviço, além de ampliar a segurança do sistema, retirando o dinheiro dos coletivos, estações tubo e terminais. Já os trabalhadores, terão ‘a oportunidade’ de passar por requalificação, com cursos de formação de motoristas, ou podem ser realocados para serviços de natureza administrativa e operacional.

O líder do governo, Pier Petruzziello (PTB), afirmou que a prefeitura quer rapidez na tramitação do processo. A matéria recebeu cinco votos favoráveis e um favorável, mas com restrições, de Alex Rato (PSD). Ele queria pedir vista ao projeto, não pôde por conta do prazo regimental.

Denúncia de maus-tratos deixa pais em pânico e causa debandada em escola