SAÚDE EM CURITIBA

Após rato aparecer em UPA, unidades de saúde vão receber serviço contra pragas

O rato que assustou pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista fez com que a prefeitura de Curitiba intervisse em todas as unidades do sistema de saúde da capital. Segundo a administração municipal, a partir da próxima semana, todas as unidades de saúde da cidade vão passar por serviços de desratização para evitar que novos incidentes como o registrado na última quinta-feira (24) se repita.

De acordo com a prefeitura, as UPAs serão as primeiras a receberem a medida contra a praga urbana, mas que a medida deve se estender em seguida também para a unidades básicas de saúde. Na UPA Boa Vista, onde o aparecimento do roedor foi registrado, o serviço de imunização foi realizado ainda na quinta-feira.

Além da desratização, a Secretaria de Saúde prepara uma nota técnica que será distribuída para médicos, enfermeiros e demais funcionários das unidades de saúde da capital com medidas que ajudem a evitar a proliferação de pragas urbanas nesses locais.

O problema com ratos não é novidade e também não fica restrito ao Boa Vista. No começo do mês de agosto, em consulta pública, os moradores do Centro elegeram o “controle de roedores” como uma das prioridades da gestão pública para a região. O serviço de desratização, feito pelo Centro de Zoonoses da Secretaria de Saúde, consiste em aplicação de produtos químicos para combater os roedores. São usados blocos parafinados que servem como isca, além de agente químico em pó que infecta o animal.