Cinquentona recauchutada

Após mais de 50 anos, Praça 29 de março passa por reformas

Obra do novo piso da Praça 29 de Março. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
Obra do novo piso da Praça 29 de Março. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Inaugurada em 1966 para o aniversário de Curitiba, a Praça 29 de Março, um dos principais pontos públicos das Mercês, passa pela sua primeira grande reforma.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A prefeitura está pintando os paredões para remover a pichação e trocando mais de 120 blocos do piso danificados pela ação do tempo. Além de ficar mais regular, o piso também será reforçado com uma base de ferro para suportar o tráfego dos veículos de serviço que precisam usar a praça para serviços de manutenção.

A estimativa de Jean Brasil, diretor de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente, é de que o trabalho seja concluído até a primeira quinzena de julho.

A praça é também uma das mais importantes da região central. Todos os anos a comunidade judaica curitibana celebra ali a festa da Chanucá (Festa das Luzes), quando é acesso um candelabro gigante no espaço.

O local foi projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs, que também assina a Ópera de Arame, a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Afonso Botelho. Em entrevista recente para a HAUS, Bongestabs confidencia que o da Praça 29 de Março é um de seus favoritos.

Agência de turismo de Curitiba lesou 100 pessoas em golpe de R$ 4 milhões, diz Polícia