Perda total

Após inspeção, Prefeitura determina interdição de barracão que pegou fogo no domingo

Foto: Gerson Klaina

O barracão de estoque da empresa BIG Atacadista que, neste domingo (9), acabou tomado pelo fogo, foi interditado e condenado. A decisão foi tomada depois de uma avaliação de uma equipe da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), que esteve na manhã desta segunda-feira (10) no local, às margens da Linha Verde, no bairro Fanny, em Curitiba, avaliando os danos.

Junto com a equipe da Cosedi estava também o gerente-geral da loja. Ainda abalado com o que aconteceu, Ediel Vicente contou que a perda foi total. “A gente só tem a agradecer que não tinha ninguém no local no momento do incêndio, não tivemos nenhum ferido”, comentou.

De acordo com ele, as proporções das chamas só não foram maiores por causa do incansável trabalho dos bombeiros. “Eles chegaram logo que começou e saíram perto da meia-noite, quando tiveram a certeza de que o incêndio já não representava mais riscos”.

Vicente afirmou que o estoque estava dentro dos padrões exigidos, sem nenhuma irregularidade e os extintores do local também estavam de acordo com as normas exigida. “Apesar disso, tudo o que tinha dentro do barracão era inflamável. Tinha de tudo, de papel A4 até piscinas de plástico, então, talvez não teríamos nem tempo de evitar que as chamas perdessem o controle”.

O que provocou o incêndio no barracão ainda é incerto. Segundo o gerente, somente uma perícia poderá precisar o que aconteceu. De qualquer forma, como a empresa tem seguro, ficou a sensação de respaldo. “Misturada, claro, com a tristeza”, enfatizou Vicente.

Prédio condenado

O Corpo de Bombeiros já elaborou o laudo sobre o incêndio, que deve sair nos próximos dias. Já o relatório da Cosedi foi entregue ao gerente, que deve dar sequência aos procedimentos de entrada do seguro.

Conforme apurou a Tribuna do Paraná, com os supervisores da Cosedi, do barracão, não poderá ser recuperada nem sequer uma parede. Toda a estrutura foi interditada e deve ser demolida para depois ser reconstruída. Até que este trabalho seja feito, os engenheiros devem fazer visitas de rotina para confirmar que o local permaneça fechado.

Tocando em frente

Aberta normalmente nesta segunda, a loja continuou recebendo os lojistas e não foi afetada com o incêndio. Como definiu o próprio gerente-geral, a intenção é seguir trabalhando. “Dá uma dor no peito, mas vamos la. Tocar em frente e dar a volta por cima”.