Busca x preço

Após disparada dos preços de exames de covid-19, Procon-PR emite recomendações às farmácias e laboratórios

Procon está preocupado com a alta nos preços dos exames em Curitiba.
Foto: AEN.

Uma recomendação administrativa assinada por Cláudia Silvano, chefe do Procon-Pr, neta terça-feira (17) traz um apelo para que todos os estabelecimentos farmacêuticos e laboratórios de análises clínicas do Paraná sigam normas de proteção de defesa do consumidor quando o assunto são exames para investigação da contaminação por covid-19. Segundo o documento, denúncias de consumidores apontam que alguns destes locais elevaram, repentinamente, o preço cobrado pelos exames que investigam infecção por SARS-Cov-2 (coronavírus) e também por Influenza.

+Leia mais! De R$ 75 a R$ 880, conheça os tipos de testes de covid-19 e Influenza em Curitiba

Por conta deste aumento repentino dos preços, o Procon-PR recomenda que os preços destes exames estejam claros ao consumidor. Além disso, que exista ampla e prévia divulgação de qualquer alteração ou elevação dos preços destes exames.

“A elevação sem justa causa, do preço de produtos ou serviços, constitui uma prática abusiva, nos termos do artigo 39, inciso X, também do Código de Defesa do consumidor, embora inexista regime de tabelamento de preço para exames laboratoriais”, disse Claudia Silvano na recomendação normativa.

Segundo o Procon-PR, estabelecimentos que não cumprirem as normas de proteção e defesa do consumidor ficarão sujeitas às sanção administrativas, bem como processo administrativo e a expedição de ofício ao Ministério Público Estadual para medidas cabíveis.

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, faz alerta para elevação dos preços de exames. Foto: Reprodução

Investigações em alta

Recentemente Curitiba e o Paraná tiveram um salto na busca por exames laboratoriais por conta de dois fatores: variante ômicron e H3N2, inclusive com estado de epidemia já declarado desta última.

Está com sintomas, o que fazer?

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a recomendação é que as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios liguem na Central de Atendimento 3350-9000, que funciona diariamente, das 8h às 20h, para receber orientações. Além disso, a orientação é que permaneçam em casa para evitar a transmissão do vírus, seja da covid-19 ou da Influenza. Entenda mais sobre os sintomas!

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro