REVIRAVOLTA

Após “cerco” no Núcleo de Educação, Ocupa Paraná orienta alunos a reocuparem escolas

A postura do governo do estado de bloquear o acesso de alunos no Núcleo Regional de Educação (NRE), em Curitiba, prédio administrativo ocupado desde esta segunda-feira (31), refletiu dentro do movimento estudantil. O Ocupa Paraná, que organiza as ocupações em todo o estado, divulgou no início da tarde desta terça-feira (1°.) um comunicado em que orienta a reocupação dos colégios.

“Se essa é a forma de diálogo que eles propõem, estamos orientando os estudantes a voltarem a ocupar as escolas”, diz a publicação, postada pouco antes das 14 horas.

Um dos responsáveis pela comunicação do movimento reiterou a orientação. “Se mais uma vez o governo não está cumprindo com as promessas dele, nós também não vamos cumprir com as nossas”, disse o estudante, que ressaltou o fato de o governador Beto Richa (PSDB) ter dito pela primeira vez que não descarta o uso das forças policiais para cumprir os mandados de reintegração. “Estávamos fazendo desocupações tranquilas, como era o acordo, e amanhecemos com essa notícia”, acrescentou.

No fim da manhã desta terça, equipes da Polícia Militar (PM) foram enviadas ao Núcleo, sem mandado, para isolar os estudantes. Dispostas aos redor do prédio – que teve água e energia cortadas -, as equipes impedem o ingresso de comida e de novos alunos. No entanto, servidores, aposentados e pensionistas estão tendo acesso ao prédio, mediante liberação da polícia. Ainda não há um mandado de reintegração de posse do local.

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Educação (Seed) para comentar a declaração dos alunos e a presença da PM no prédio administrativo e aguarda retorno.