enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Todos os celulares

Aplicativo da PM ganha versão para IOS, mas só funciona na Grande Curitiba

Após ser lançado no último ano para os celulares Android, app da PM ganha versão para IOS. Sistema só funciona em Curitiba e região metropolitana

  • Por Angieli Maros - Gazeta Do Povo
A PM lançou o APP 190 – Emergência Paraná para o sistema iOS. Versão para Android havia sido lançada no início de outubro do ano passado. Foto: Soldado Priscilla Carvalho/Divulgação
A PM lançou o APP 190 – Emergência Paraná para o sistema iOS. Versão para Android havia sido lançada no início de outubro do ano passado. Foto: Soldado Priscilla Carvalho/Divulgação

O aplicativo de ocorrências da Polícia Militar, o APP 190, começa a operar também em celulares com sistema iOS a partir desta segunda-feira (11). Disponível para smartphones Android desde outubro de 2018, o programa estará disponível na loja virtual da Apple a partir das 17h. Pelo sistema, moradores de Curitiba e região metropolitana podem acionar a PM, assim como fazem pelo telefone 190, que também segue operando.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Por enquanto, a facilidade é válida apenas para moradores de Curitiba e região metropolitana, mas a PM já estuda expandir o uso do app para todo o Paraná. No entanto, ainda não há uma previsão de quando isso vá ocorrer.

O aplicativo pode ser usado em situações emergenciais distintas. Na própria tela, o cidadão pode definir se a ocorrência se trata de perturbação do sossego, violência doméstica, acidente de trânsito ou “outros”. Para isso, depois de baixar o aplicativo gratuitamente, é necessário preencher um cadastro com informações pessoais como nome completo, RG e CPF. A PM garante o sigilo das informações do denunciante.

Na descrição da ocorrência, o usuário pode enviar mensagens, fotos e vídeos com duração de até 10 segundos que possam ajudar a PM no atendimento. No chat, ainda é permitido enviar à polícia até cinco mensagens diferentes. Depois disso, o sistema de conversa é bloqueado e só é liberado caso a equipe em atendimento necessite de informações adicionais.

Outras facilidades do programa é o acompanhamento em tempo real do atendimento, a possibilidade de avaliar a prestação do serviço e o registro automático do protocolo.

Telefone 190 continua

Apesar do investimento na nova tecnologia, a PM garante que não há intenção de que o aplicativo substitua o acionamento pelo telefone 190. “O objetivo não é reduzir, é ampliar as formas do cidadão poder chamar a Polícia Militar. Nós temos o aplicativo agora, novas tecnologias virão, mas o 190 e o contato pessoal vão permanecer”, garante o capitão Cláudio Pruss, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

Segundo Pruss, uma das vantagens do aplicativo é que reduz a praticamente zero a possibilidade de trote na corporação. Isso porque o cadastro exigido do usuário é automaticamente ligado à plataforma Governo Digital, que concentra dados diversos do cidadão . “Se ele brincar com o sistema, que é um crime de trote, automaticamente eu posso tomar uma atitude com relação a isso”, alerta o capitão.

Das dez UPS instaladas em Curitiba, apenas quatro ainda funcionam

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas