Agilidade

Reclamações sobre Curitiba agora podem ser enviadas à prefeitura por aplicativo

Em meio às comemorações dos 326 anos de Curitiba, nesta sexta-feira (29), a prefeitura do município também lançou o aplicativo 156, que promete facilitar o contato da população com a administração municipal – agilizando, inclusive, o envio de reclamações para a Central 156.

 

Integrado ao Curitiba APP, o novo canal está disponível nas versões Android e iOS, para baixar pela Play Store do Google (para celulares Android) ou na Apple Store para os Iphones. Pelo novo canal, o usuário tem acesso a uma lista de 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nas quais poderá definir pedidos específicos.

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Detalhes do app

O serviço de abordagem social é o único, entre os serviços do aplicativo, sem a opção de anexar fotos, para resguardar a identidade das pessoas atendidas.

No caso de problemas de iluminação pública, por exemplo, ao acessar o aplicativo será aberta a lista de postes mais próximos da localização do solicitante. Por esse caminho, a pessoa poderá marcar o poste com lâmpada queimada agilizando o processo de atendimento.

Da mesma forma no serviço de coleta de resíduos, na qual o usuário pode identificar as opções de rejeitos vegetais, caliça e entulhos.

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Outras facilidades estão diretamente relacionadas aos equipamentos de atendimento ao público e ao transporte coletivo. Estarão disponíveis todos os endereços, telefone, horário de funcionamento e a localização georreferenciada dos equipamentos públicos no mapa de Curitiba.

Já para os usuários do transporte coletivo será possível verificar horário, itinerário e localização das linhas em tempo real, além de consultar o valor, formas de pagamento e até mesmo bloquear o cartão transporte no caso de perda ou roubo. Para o cidadão que utiliza determinada linha com frequência, existirá a opção de “favoritar” a linha, facilitando uma próxima consulta.

Também poderão ser agendadas pelo Curitiba 156 doações de roupas, eletrodomésticos e móveis para Fundação de Ação Social (FAS). O serviço oferece ainda uma lista de telefones úteis para o acionamento da Prefeitura de Curitiba, Guarda Municipal e Defesa Civil, SAMU e Ouvidoria Municipal da Saúde, polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Copel e Sanepar, INSS e Receita Federal, Disque Denúncia para Tráfico de Drogas, Disque Denúncia para Violência contra a Mulher e Centro de Valorização da Vida (CVV).

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Cadastro

Se o usuário já tem conta no portal de internet da Central deverá ativar o Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não possui cadastro, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha. Os sistemas são sincronizados. No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.

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