O ex-governador Paulo Cruz Pimentel completa 97 anos de idade nesta quinta-feira (7). Uma das figuras mais emblemáticas da política e da comunicação do Paraná, ele deixou marcas relevantes no Paraná como governador, empresário e influente líder regional. È avô do atual prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e foi um conselheiro do neto ao longo dos últimos anos, durante seu preparo para o cargo que hoje ele ocupa.
Nascido em 1928 na cidade paulista de Avaré, formou-se em direito pela Universidade de São Paulo e trilhou uma carreira que integrou a política, o jornalismo e o empreendedorismo. Pimentel foi eleito governador do Paraná em 1965, assumindo o cargo em 1966, aos 37 anos, feito que o tornou o mais jovem governador do estado até hoje. Durante o seu governo, que durou até 1971, impulsionou o desenvolvimento econômico e social do Paraná.
Destacam-se seus esforços para a expansão da infraestrutura, com obras em usinas elétricas importantes como Capivari-Cachoeira, Júlio Mesquita e Salto Grande do Iguaçu, além da ampliação da rede de energia elétrica para o interior. Ele também trabalhou na modernização do setor agrícola, promovendo melhorias nas políticas de agroindústria, impulsionando o crescimento rural sustentável do estado.
Sob sua gestão, foram implantados programas sociais beneficentes ao desfavelamento e à assistência social, além de ter criado o Banco do Estado do Paraná (Badep) e lançado a Telepar, sistema de comunicações estadual. Outro legado importante foram as rodovias estruturantes e o estímulo à cultura.
Além de sua atuação política, Paulo Pimentel foi um empresário de peso no setor de comunicações. Fundador e presidente do Grupo Paulo Pimentel (GPP), ele comandou um conglomerado de rádios, jornais e emissoras de televisão que, em seus tempos áureos, foi a maior rede de comunicação do sul do Brasil.
Entre os veículos sob seu comando estavam o jornal O Estado do Paraná (que encerrou suas atividades) e a Tribuna do Paraná (hoje pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação, que se tornaram referências na imprensa paranaense e influenciaram a democratização da informação e a promoção da cultura local.
Seu grupo também incluía as emissoras TV Iguaçu (Curitiba), TV Tibagi (Apucarana), TV Naipi (Foz do Iguaçu) e TV Cidade (Londrina), todas afiliadas ao SBT até sua venda em 2007 para o também empresário e apresentador Ratinho. A venda de jornais ocorreu em 2011 para o GRPCOM, marcando o fechamento de um ciclo relevante em sua trajetória empresarial.
“Dr. Paulo é de um tempo em que prosperavam os homens honrados, de princípios fortes, retos. Enfrentou muitos percalços na vida, mas é, indiscutivelmente, um vencedor, em todos os sentidos. É uma alegria ímpar poder desfrutar da sua amizade”, disse o diretor de jornalismo da Tribuna do Paraná, Rafael Tavares.
Foi presidente do SINDEJOR-PR – Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná, em dois mandatos seguidos, que ocorreram de 17 de abril de 2006 a 17 de março de 2014. Ana Amélia Filizola, diretora da unidade jornais do GRPCOM, é a vice-presidente da entidade.
Paulo Pimentel ainda marcou presença na política como deputado federal por dois mandatos e teve envolvimento na presidência da Copel (Companhia Paranaense de Energia), onde promoveu renovações financeiras e valorização da empresa. Demonstrando um compromisso contínuo com o Paraná, recebeu várias homenagens, incluindo a medalha de Honra de Ordem ao Mérito do Ministério Público do Paraná, registrando sua contribuição notável ao estado.
Na esfera familiar, Pimentel é avô do atual prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, demonstrando a continuidade da influência política da família no cenário local.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



