Comportamento

Ao buscar imóvel, curitibano prefere apartamento em bairro diferente, aponta pesquisa

apto curitiba pesquisa
Foto: Freepik

Apartamento em um novo bairro é o imóvel mais procurado pelos curitibanos. É o que indica pesquisa da plataforma DataZAP+, setor de inteligência dos sites ZAP e Viva Real, especializados em anúncios imobiliários. O levantamento foi feito em fevereiro com 400 usuários dos dois sites.

O levantamento mostra que 50% dos curitibanos buscam apartamento para morar. Já o índice de pessoas que procuram casa convencional é de 19% e casa em condomínios é de 12%.

+ Leia mais: Sem asfalto e sinalização adequada, rua em bairro de Curitiba complica vida de moradores

Outro ponto que chama atenção na pesquisa é a preferência do curitibano por sair do bairro em que mora. Dos procuraram imóvel mês passado nos dois sites, 54% queria se mudar para outra região da capital. O percentual de quem quer seguir no mesmo bairro é de 30%. O índice de curitibanos que quer se mudar para outra cidade e até mesmo outro estado é de 16%.

O DataZap+ também indica que 64% das negociações são de pessoas que já adquiriram imóveis anteriormente. E entre as motivações pessoais da busca pelo novo lar, os três primeiros argumentos praticamente empataram: 20% buscam imóvel pelo novo momento da vida, 19% buscam imóvel com área de lazer e 19% buscam imóvel perto do trabalho.

Já em relação ao imóvel em si, 35% consideraram as características do imóvel como principal fator, 33% levaram em conta a estrutura do imóvel, 30% apontaram segurança da região entre os três principais motivos.

O perfil mostra ainda que a idade média do comprador de imóvel residencial em Curitiba é de 46 anos. A maioria dos compradores tem nível superior de escolaridade (72%), são casados ou moram juntos (60%), têm filhos – em média dois – (64%) e têm animais de estimação (64%).

LEIA TAMBÉM:

>> 10 dicas de como economizar gasolina, após alta de preços dos combustíveis

>> Mão de obra pra revitalização da orla de Matinhos é selecionada por consórcio; veja como se candidatar

“Apesar de a maioria dos entrevistados já terem comprado um imóvel antes, 95% deles estão buscando com a finalidade de moradia, e para se mudar dentro de três meses. O poder aquisitivo também chama atenção: 86% dos respondentes trabalham e, majoritariamente, são assalariados e com formação superior”, detalha em nota o economista da DataZAP+ Pedro Tenório.

Atendimento dos corretores

O levantamento aponta ainda uma tendência no atendimento dos corretores: 86% dos curitibanso que procuram imóvel prefere o Whatsapp como meio de contato, contra apenas 19% de ligações telefônicas. Porém, 54% também aceitam o e-mail para o atendimento.

Em relação ao tempo de retorno do corretor, os dados mostram que 30% dos compradores esperam ser atendidos em menos de 12 horas. A maioria, por sua vez, aceita ter respostas na negociação em até 24 horas.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro