Anel Viário passa a ter pontos monitorados

Novos pontos do Anel Viário passaram nesta quinta-feira (02) a ter o trânsito acompanhado em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na Urbs. São mais 11 câmeras em funcionamento, ampliando para 17 o número de locais monitorados.

O Anel Viário é um sistema de tráfego implantado pela Prefeitura ao longo de 25 quilômetros de ruas que permite o deslocamento entre bairros sem passar pelo centro da cidade. O sistema passa por oito bairros e terá no total  21 câmeras de monitoramento e 14 painéis de mensagens – três já em operação –  instalados nas ruas.

O monitoramento do tráfego é uma importante ferramenta de gestão e operação do trânsito, auxiliando no planejamento e agilizando intervenções que se façam necessárias. No CCO, as imagens são acompanhadas por agentes da Setran, fiscais e engenheiros de trânsito e de transporte.

No caso do transporte coletivo, além das imagens do  tráfego no Anel Viário, também é feito o monitoramento de todos os ônibus da frota. Agentes e fiscais do transporte têm condições de saber onde se encontra cada ônibus, se está no horário, se está parado ou em deslocamento, se parou fora do ponto, etc. Computadores de bordo também permitem que o motorista entre em contato com o CCO, e vice versa, no sistema touch screen, que só pode ser acionado com o veículo parado.

O Anel Viário é também, o primeiro trecho da cidade a contar com equipamentos do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) em implantação na cidade. O SIM prevê a instalação de 711 câmeras de monitoramento – 622 delas em terminais e estações tubo; além de 694 painéis luminosos nos pontos de parada dos ônibus nas estações e terminais, informando o tempo previsto para a chegada dos ônibus.