Vai cobrar!

Anatel acaba com ligações grátis “the flash” pra barrar robôs do telemarketing

Anatel acaba com ligações gratis de 3 segundos
Foto: Pixabay.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revogou a gratuidade das ligações com duração de até três segundos como parte de uma medida para tentar inibir as chamadas feitas por robôs e o uso do telemarketing abusivo. A partir de agora, essas chamadas serão cobradas pelas operadoras. A ação foi anunciada durante reunião extraordinária do órgão, realizada na terça-feira (21). Segundo o conselheiro Emmanoel Campelo, as chamadas feitas por robocalls são uma prática perversa que deprecia o serviço de telecom, sendo necessário haver razoabilidade e cessar esses incômodos aos consumidores.

+Viu essa? Lula, Bolsonaro e Ciro: Veja quem lidera em nova pesquisa Exame/Ideia para presidente

De acordo com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, várias pessoas não atendem ligações de números desconhecidos devido ao caos das ligações por robôs e destacou o esforço da Anatel para inibir esse processo. “Não existe bala de prata e por isso a agência precisa tomar várias medidas para combater o telemarketing abusivo. O Brasil está indo bem nessa direção e um dia pode se tornar referência para outros países”, afirmou em nota divulgada pelo órgão.

Na mesma reunião, a Anatel aprovou também a redução e simplificação da carga regulatória do setor de telecomunicações, revogando 44 resoluções, o que corresponde a 16% dos 280 regulamentos vigentes na agência, entre eles diversos dispositivos que já estão obsoletos, como uma resolução de 1998 que dispunha sobre a distribuição de listas telefônicas gratuitas pelas concessionárias da telefonia fixa. Relator da matéria, o conselheiro Vicente Aquino afirmou que a guilhotina regulatória vai proporcionar simplificação, trazer transparência, desburocratizar o trabalho da agência e, no caso da medida contra os robocalls, desincentivar a prática do telemarketing abusivo.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro