No São Brás

Amizade regada a álcool e brigas termina em morte e prisão

Uma amizade regada a álcool e muita briga terminou em morte e prisão na manhã deste domingo (8) na Rua Nelson Thomaz, no São Brás. Três amigos que se reuniam sempre para beber acabaram discutindo com o dono da casa e enquanto um deles o segurou o outro o matou com pauladas.

O crime aconteceu na madrugada, mas o corpo de Samuel Ivanil da Silva, de 46 anos, só foi encontrado pela manhã. Os dois suspeitos fugiram logo depois de assassinarem o homem, mas esqueceram que eram conhecidos da família e de todos os vizinhos. Um deles, identificado como Wanderley Fernando Pereira, mais conhecido como “Primo Bil”, foi preso horas depois e confessou.

Segundo o delegado Francisco Caricati, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os três se encontraram para beber, como faziam sempre. “Mas assim como gostavam de beber, brigavam bastante. Não se sabe por qual motivo uma discussão se iniciou e os dois homens resolveram matar Samuel”, explicou.

Um vizinho e amigo de Samuel contou que há muito tempo os homens se conheciam e, há certo tempo, ele apanhava dos dois. “Eles o agrediam por qualquer coisa. Bebiam, começavam a discutir e partiam para cima dele. Até dias atrás quando ele resolveu não apanhar mais e revidou. Talvez tenha sido por isso que eles voltaram para fazer vingança”, disse Amarildo dos Santos Portela, de 48 anos.

O vizinho, indignado, contou que conheceu Samuel quando tinha 8 anos. “Crescemos juntos. Inclusive os dois que o mataram. Não podiam ter feito o que fizeram, ele não merecia isso nunca”, lamentou. De acordo com Amarildo, Samuel era uma pessoa boa e, apesar do vício no álcool, não fazia mal a ninguém. “E eu quero que eles paguem pelo que fizeram, porque se não a população vai fazê-los pagar”.

Suspeitos frequentavam a casa da vítima.
Suspeitos frequentavam a casa da vítima, mas irmão não gostava deles. Foto: Giuliano Gomes.

Prisão

Os dois “amigos” do homem foram logo identificados pelo irmão de Samuel e também por vizinhos. Aos policiais, “Vininho” e “Primo Bil”, como são conhecidos, foram apontados como os autores. “O irmão da vítima contou que quando ele estava em casa, os dois homens não apareciam, porque não gostavam dele”, disse Caricati.

Logo que souberam o endereço de um dos supostos autores, o “Primo Bil”, policiais militares foram até o local e lá o encontraram. “E ele confessou o crime. Disse que dicustiram, mas não contou o motivo, e que ‘Vininho’ o segurou enquanto ele deu as pauladas para mata-lo”, contou o delegado.

“Vininho”, que segundo vizinhos também mora perto da casa de Samuel, não foi encontrado. “Mas isso é questão de tempo”, explicou Caricati. Por se tratar de autoria conhecida, os policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) encaminharam o preso e investigações do crime para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) Sul, no Portão. 

“Primo Bil”, como era conhecido, foi encontrado horas depois do crime. Foto: Giuliano Gomes.