Os alunos da AFECE, uma instituição curitibana com mais de 55 anos de apoio aos pais com filhos com deficiências física, visual, auditiva e intelectual, aguardam ansiosamente um passeio de trem nesta quinta-feira (29). A viagem mais do que pedagógica no famoso trem que desce e sobe a Serra do Mar será de pura inclusão social e respeito. O trajeto é curto, dentro do pátio de manobras da Serra Verde Express, parceira do projeto e responsável pelo trecho da ferrovia entre Curitiba e o litoral, mas será intenso e inesquecível para todos.

continua após a publicidade

Os alunos que irão fazer o passeio serão divididos em dois grupos de 20 a 30 pessoas cada. Um embarca de manhã (8h45) e o outro à tarde (14h45), num vagão pra lá de especial da Serra Verde Express. Ele é adaptado para receber pessoas com deficiência e também ganhou identidade visual (plotagem) da AFECE.

“A parceria com a Serra Verde Express mostra a importância de um olhar atento às diferenças, à inclusão e à disposição de enxergar e acolher as comunidades ao seu redor”, afirma Joice Cardim, diretora de Educação da AFECE.

Passeio pedagógico e inclusivo

Os alunos possuem deficiência intelectual grave que pode comprometer a realização de atividades no cotidiano. Em muitos casos, também sofrem com limitações físicas. A partir disso, eles serão acompanhados por professores e monitores de sala, que irão ajudar na locomoção e interação durante o passeio.

continua após a publicidade

“Para os alunos da AFECE, o passeio pedagógico é fundamental para o desenvolvimento dos conteúdos, aplicando teoria à prática, a socialização dos alunos e inclusão na comunidade”, avalia Joice Cardim, diretora de Educação da AFECE.

A AFECE oferece assistência social, saúde e educação inteiramente gratuitos. São 200 alunos matriculados com 900 atendimentos mensais para famílias de Curitiba e outros 14 municípios da Região Metropolitana, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉