Alerta laranja

Alerta de tempestade no Litoral do Paraná não impede veranistas de irem à praia

Inmet alerta para risco de chuvas fortes, ventos e alagamentos no Litoral. Foto: Leticia Akemi

O Litoral do Paraná está em área de alerta laranja, que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica a possibilidade de chuvas fortes, ventos intensos (entre 60 a 100 km/h) e riscos acentuados de queda de árvores e de alagamentos. Nas praias, o aguaceiro é constante desde o fim da tarde deste domingo (11) e a previsão do Simepar aponta para chuva sem tréguas para até a próxima quinta-feira (15) em toda a região.

Veja a previsão do tempo

A Defesa Civil está acompanhando os possíveis transtornos decorrentes do mau tempo, mas ainda não há relatos de alagamentos, desalojados ou desabrigados. Até o início da tarde desta segunda-feira, apenas um acionamento havia sido feito. O chamado foi de Antonina, onde uma árvore cedeu por causa do vento e em frente ao trapiche da área central. Parte do trapiche está interditada e a Defesa Civil isolou o local para evitar a aproximação de pessoas.

Veranistas ignoram chuva forte e levam um pouco de movimento para as areias

Guarda-sol também ajuda a proteger da chuva. Foto: Leticia Akemi
Guarda-sol também ajuda a proteger da chuva. Foto: Leticia Akemi

Apesar do tempo, um bom feriado de carnaval tem que ter praia. Esse foi o lema de muitos corajosos que não se deixaram intimidar pela chuva forte que fez os guarda-sóis virarem proteção contra o aguaceiro. Uma frente fria em deslocamento pelos estados do Sul resulta em pancadas que persistem em todos os municípios litorâneos do estado e que põem à prova a empolgação dos foliões. Ontem mesmo, o público esperado para a apresentação da Caiobanda, em Matinhos, foi de apenas 150 mil pessoas – 50 mil a menos do que o show de sábado (10).

O grande desafio desta segunda (12) é juntar um grande público nas ruas de Guaratuba, onde ocorre a partir das 16h o tradicional show da Guaratubanda. Mas se depender do curitibano Rodrigo Rocha, 35, a festa vai ser tão boa quando o esperado. Sob chuva, ele e o amigo Juliano Bordin, 31, curtiam a manhã na praia Central de Guaratuba. Não fizeram questão de nenhum guarda-sol sequer para evitar os pingos gelados.

“O povo que veio com a gente mesmo não quis vir para a praia. Ficaram uns vinte lá em casa. Mas tem que ter animação. Hoje tem Guaratubanda e se chover nós vamos estar lá do mesmo jeito”, disse o autônomo, na praia deste a última quarta-feira.

Bordin, que chegou no sábado à cidade, quer aproveitar cada minuto também – nem que para isso tenha que ver mais chuva do que gente. “Melhor ver chuva aqui, de frente para a praia, do que eu Curitiba”, brincou.

Já o vigilante Jairo José Nogueira, 40, estava mais preparado. Sob uma barraca, que a princípio era para evitar o sol forte, ele observava parte da família se divertir no mar. “Amanhã já estou lá trabalhando. O bom é que aqui chove, mas ainda dá para aproveitar. Se fosse em Curitiba já iria estar mais frio e o jeito era ficar dentro de casa mesmo”, comentou o vigilante, que veio um bate-volta para Guaratuba: chegou às 7h e à noite já está voltando para a capital.