Nova legislação

Além do Hino Nacional, Hino de Curitiba também será executado semanalmente em escolas

Foi aprovada, nesta segunda-feira (18), uma alteração na lei municipal que legisla sobre a execução obrigatória de hinos oficiais nas escolas de Curitiba. Conforme a nova legislação, o Hino de Curitiba agora deve ser executado semanalmente, mesma frequência que já tinha sido estabelecida para o Hino Nacional anteriormente. Até então, o hino da cidade só era executado mensalmente.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A proposta, uma iniciativa do vereador Rogério Campos, recebeu 23 votos a favor e nenhum contra. “Faço questão de dizer que tento emplacar esse projeto desde 2017, para que não se confunda essa iniciativa com a [disputa política vivenciada na última] eleição presidencial. Ao longo do tempo, o respeito aos hinos foi se perdendo, e é isso que eu quero resgatar. Temos que buscar aquilo que simboliza respeito e educação”, afirmou Rogério Campos, ao defender seu projeto na tribuna.

+Leia mais: MEC quer alunos filmados cantando hino nacional e leitura de slogan de Bolsonaro

Para Campos, “o Brasil não pode ser um país que vê o hino nacional [ser cantado] só na época da Copa do Mundo de futebol”. “Isso é um absurdo, pois o hino tem que estar no peito. O patriotismo tem que estar dentro do coração, tem que crescer com isso”, completou. A alteração na lei que regulamenta a execução dos hinos nas escolas de Curitiba volta ao plenário nesta terça-feira (19), para votação em segundo turno. Havia outros quatro substitutivos gerais anexados à proposição, mas todos foram retirados e por isso nem chegaram a ser discutidos em plenário.

Greca promete mutirões e outras medidas pra reduzir filas nos postos de saúde