Tragédia

Adolescente morre afogado em cava em Pinhais

Equipes dos bombeiros passaram horas para resgatar um adolescente, afogado em uma das cava do limite entre Pinhais e Piraquara, na tarde de ontem (10). Populares que estavam no local, próximo a Estrada Ecológica, acionaram o Corpo de Bombeiros, relatando que viram o jovem entrar na água e não retornar mais à superfície.

De acordo com bombeiros, a cava possui seis metros de profundidade. A equipe fez mergulho sem equipamentos, mas a água era muito turva, o que impedia a visualização. Após esta tentativa, integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) mergulharam na cava. Depois de mais de três horas de tentativas, foi encontrado o corpo da vítima, que não foi identificada. O garoto aparentava ter 15 anos.

O resgate foi acompanhado por dezenas de pessoas que foram até as proximidades para momentos de lazer, em uma tarde de muito calor. Além dos pescadores, famílias levaram barracas e até prancha de bodyboard.

Salvo

Mesmo submerso em um tanque de pesca por quase 25 minutos, um rapaz de 19 anos, foi salvo, graças ao empenho de socorristas e médicos do Siate. Eram quase 16h de ontem e o clima quente tornava o dia propício para diversão na água. Entretanto, o jovem, que nadava com amigos neste tanque, próximo ao Bosque da Uva em Colombo, ficou preso em uma grade usada para pesca, na base do reservatório.

Uma equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) foi acionada e seguiu para retirar a vítima da água. Enfrentando opiniões contrárias as de alguns colegas, o médico e o oficial de operações da central do Corpo de Bombeiros, acionaram o helicóptero para transportar a vítima, mesmo com grandes chances da equipe da aeronave encontrá-la já sem vida.

Decisão

“Foi uma decisão difícil, como muitas que fazemos todos os dias. Mas como era afogamento, o corpo aguenta mais tempo, porque a temperatura é mais baixa dentro da água, aumentando a chance de reanimação”, explicou o médico Gleicon Oliveira da Rosa. “Já vi muitos casos como este, principalmente no litoral. Por isso decidimos usar mais recursos e enviar a aeronave”, acrescentou. O rapaz foi internado em estado grave na UTI do Hospital do Trabalhador, com sérias lesões nos pulmões, e corria risco de morrer.

Perigo

Com a chegada do calor, começa a temporada dos afogamentos em cavas em Curitiba e região metropolitana, apesar dos insistentes alertas dos bombeiros sobre o perigo em nadar em cavas. As cavas possuem água turva e fundo irregular, cheio de galhos e lodo. Isto pode fazer com que a pessoa fique presa, sem conseguir retornar à superfície.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google