enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Curitiba

Acidentes caem em canaleta por onde circulam ônibus com redutor de velocidade

  • Por Marcos Xavier Vicente - Gazeta do Povo
O entorno da Praça do Japão é um dos pontos em que o ligeirão automaticamente reduz a velocidade. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Desde março de 2018, quando os novos biarticulados da a linha Santa Cândida/Praça do Japão passaram a rodar, o número de acidentes envolvendo ônibus na canaleta que vai do Santa Cândida ao Batel caiu pela metade. Em 2017 foram de 22 contra 11 ao longo de todo o ano de 2018. Um dos prováveis motivos pode ser o sistema desenvolvido pela fabricante dos veículos que reduz a velocidade automaticamente em determinados pontos de atenção, como cruzamentos com grande quantidade de pedestres, hospitais e escolas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Chamado de Controle Automático de Velocidade, o sistema desenvolvido pela Volvo utiliza o GPS para identificar áreas de risco e diminuir no ato a velocidade dos ônibus. O sistema já está integrado aos 65 novos ônibus comprados da Volvo pela prefeitura de Curitiba desde o ano passado.

“Assim que o ônibus entra no raio que o GPS de risco de acidente, automaticamente a velocidade cai para o máximo permitido na região. Não adianta o motorista acelerar o ônibus. É o sistema que controla”, explica o presidente da produção de ônibus na América Latina Fabiano Todeschini.

Além da questão de segurança, os técnicos da Volvo notaram outro benefício indireto a partir do uso do controlador de velocidade. Segundo Todeschini, foi constatado que com o Controle Automático de Velocidade o consumo de combustível caiu cerca de 8%.

+ Leia mais: Chão tremeu na Grande Curitiba pela terceira vez em menos de um mês

Um dos pontos em que os ônibus reduzem a velocidade é justamente no raio de toda a Praça do Japão. Antes do ligeirão passar a funcionar, moradores do entorno da praça no bairro Batel fizeram manifestações  temendo que os ônibus passassem em alta velocidade e ameaçassem os pedestres.

Sistema exportação

A partir da experiência nos biarticulados de Curitiba, a Volvo passou a implantar o sistema de Controle Automático de Velocidade em todos os ônibus produzidos pela marca, incluindo os de uso rodoviário. “Os ônibus saem de fábrica com o sistema, mas é o operador destes ônibus quem decide se ativa ou não o sistema”, explica Todeschini.

Em Bogotá, na Colômbia, o sistema BRT – equivalente às canaletas exclusivas de ônibus de Curitiba – adotou o controlador de velocidade. Todos os 700 veículos novos que circularão na capital colombiana em breve vão utilizar o sistema criado em Curitiba.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Estações-tubo são desativadas para obras; veja como ficam as linhas que passam por lá

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

7 Comentários em "Acidentes caem em canaleta por onde circulam ônibus com redutor de velocidade"


Denival Jeter Guimarães
Denival Jeter Guimarães
3 meses 5 dias atrás

Ainda bem que a verdade aparece!
Os biarticulados tinham que ter velocidade máxima de 40km/h. Pois os passageiros não querem ficar passando mal com arrancadas violentas e freadas bruscas. Além disso preserva a vida.
E os ligeirões são ligeirões por terem menos paradas, e não por correr.

CAP MAIOR DO PR
CAP MAIOR DO PR
3 meses 5 dias atrás

Redutor de velocidade é o kct. Deixa se f#der, tá na canaleta e sabe que é errado tem que se fu mesmo

Julio Cesar dos Santos
Julio Cesar dos Santos
3 meses 5 dias atrás

Tinha que ser um jwmento atreticano pra escrever isso mesmo.

alex lemarchand
alex lemarchand
3 meses 5 dias atrás

tomara que um dia vc atravesse uma br e um caminhao passe por cima dessa carcaça sua

Flavio Steiner
Flavio Steiner
3 meses 5 dias atrás

Ótima providência porque agora os corredores estão sendo invadidos por patinetes também

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
3 meses 6 dias atrás

Beleza, agora precisamos desta tecnologia obrigatória em todos automóveis, motos, ônibus e caminhões, principalmente para controlar a velocidade nas estradas e rodovias em todo o país.

Mirtão Lopes
Mirtão Lopes
3 meses 5 dias atrás

Sim. E em bicicletas e patinetes.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas