Um ônibus ligeirinho da linha Barreirinha-São José invadiu o estacionamento da loja de material de construção Cassol Centerlar, na manhã deste domingo (23), depois de bater numa Land Rover Discovery que teria furado o sinal vermelho no cruzamento da Avenida Silva Jardim e Rua Conselheiro Laurindo, no Rebouças, ao lado do 5.º Batalhão de Suprimentos do Exército.

continua após a publicidade

Outros nove carros, parados no estacionamento da loja, foram atingidos. Dezenove pessoas ficaram feridas, sem risco de morte, e foram encaminhadas aos hospitais Evangélico, Trabalhador e Cajuru, conforme o Corpo de Bombeiros. Entre as vítimas estão o motorista do coletivo Helio Silveira de Quadros, 64 anos, e o motorista da Land Rover, o engenheiro Gilson João de Amorim, 46 anos. Os demais feridos – desde crianças de colo até idosos – estavam no ônibus, segundo informou o capitão Daniel Lorenzetto. Seis pessoas sofreram ferimentos leves e 13 ficaram com escoriações mais graves.

Sete ambulâncias e outras quatro viaturas de salvamento do Corpo de Bombeiros atenderam ao acidente.

Sinal

continua após a publicidade

O empresário Francesco Esposito, 40, contou que dirigia na faixa ao lado do ônibus na Rua Conselheiro Laurindo quando, por volta das 10h30, aconteceu o acidente. Segundo ele, o sinal estava aberto para o ônibus e a Land Rover, placas BBY-1103, que seguia pela avenida, teria passado no vermelho. “Nós estamos indo pela Rua Conselheiro Laurindo e aceleramos quando o sinal abriu. Acredito que o motorista da Land Rover quis aproveitar para passar no amarelo e o semáforo fechou na hora”, disse.

O ônibus colidiu contra a Land Rover e com o Citroen C4 de Santa Catarina do empresário, que foi jogado na calçada e teve apenas uns arranhões. “O ônibus foi pra cima mim e me jogou na calçada. Depois, pra desviar dos outros carros ele invadiu a Cassol. Por Deus, ao atropelou uma mulher e uma criança, que se jogaram num canteiro”, relatou.

continua após a publicidade

Depois da batida, o ligeirinho desgovernado derrubou a grade da loja e invadiu o estacionamento, arrastando os carros que estavam pela frente. O ônibus cruzou um canteiro, passou por cima de um Uno, destruiu postes de iluminação e só foi parar a poucos metros do prédio da loja. O carro, modelo novo, que não tinha seguro, segundo o proprietário que estava na loja. Também foram atingidos um Hyundai Santa Fé, um Fiesta, um Fox, um Honda City, um SpaceFox e um Meriva.

Alívio

A dona de casa Sara da Rocha estava com a neta de 4 meses e duas filhas quando aconteceu o acidente. A família descer no terminal do Guadalupe, centro da cidade, para comprar presentes para um amigo-secreto de Natal. Uma das filhas de Sara, Joice, 30 anos, foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador. A dona de casa, a outra filha dela e a neta não ficaram feridas. “Estava conversando com a minha filha na hora. Só escutei um barulhão e vi que o ônibus desgovernado. Eu cai no chão por cima das minhas filhas e o bebê ficou entre mim e uma delas. Parecia que estava acabando o mundo. Por Deus não aconteceu uma tragédia”, relatou. A mulher disse que firmou o joelho no chão e conseguiu se erguer com o bebê no colo. “Eu sempre pego o ônibus Boqueirão CIC. Esta foi a primeira vez que peguei esta linha e já acontece essa tragédia”, lamentou.

Equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Setran (Secretaria de Trânsito) estiveram no local para orientar o trânsito. Câmeras de monitoramento no cruzamento poderão confirmar como aconteceu o acidente.

Vítimas

O motorista do ônibus foi levado para o Hospital Evangélico juntamente com um homem de 64 anos, um de 28 anos, uma mulher de 58 anos e uma adolescente de 14 anos. Para o Hospital do Trabalhador, foram encaminhados um homem de 65 anos, uma menina de 4, uma de 3 anos, e uma jovem de 14 anos. Para o Hospital Cajuru, foram encaminhados um idoso de 65 anos, um de 28 anos e uma mulher de 51 anos.

Veja a galeria de fotos&nbsp,;do acidente no Centro.