Acolhimento

Ação Inverno começa neste sábado para evitar que pessoas passem frio em Curitiba

FAS quer proteger moradores de rua em vulnerabilidade na cidade de Curitiba
Ação Inverno começa neste sábado para acolher pessoas em situação de rua. Foto: Ricardo Marajó/FAS

A Prefeitura de Curitiba dará início à Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, neste sábado (15), a partir das 18h. Durante quatro meses, a Fundação de Ação Social (FAS) ampliará os serviços de abordagem social e de acolhimento para garantir a proteção da população de rua nos dias em que as temperaturas são mais baixas na cidade.

A ação começa com a implantação de uma nova unidade que oferecerá atendimento 24 horas. A Casa de Passagem Rockfeller (Rua Rockfeller, 1.177, Rebouças), terá capacidade para até 100 homens, ampliando para 1.601 as vagas para acolhimento a pessoas em situação de rua.

+ Leia mais: Curitiba ultrapassa 5 mil mortes e 200 mil casos por coronavírus em toda a pandemia

Neste ano, o município terá 15 abrigos oficiais – sendo dois deles para atendimento a pessoas com sintomas e com covid-19 – e 12 parceiros para o acolhimento. Em cinco deles a pessoa poderá procurar espontaneamente o serviço, sem que precise ser encaminhada pelas equipes técnicas.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, explica que todas as unidades para atendimento à população em situação de rua estão organizadas em conformidade com o protocolo de cuidados contra a covid-19, da Secretaria Municipal da Saúde.

“Todos os espaços estão estruturados para garantir o distanciamento social e seguem as medidas para prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus”. Vilaruel destaca ainda que em todas as unidades, servidores e acolhidos têm acesso a equipamentos de proteção individual e álcool em gel.

Trabalho

Durante a Ação Inverno, a FAS irá intensificar o trabalho de abordagem social nas noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC. O trabalho será feito das 18h às 22h para que as pessoas sejam acolhidas antes do início da madrugada, quando as temperaturas costumam ser baixas.   

+ Veja também: Prisões de motoristas que dirigem embriagados aumentam em Curitiba

Neste período, a FAS terá 14 equipes durante o dia e 16 à noite, para percorrer toda a cidade em busca de pessoas em situação de rua e ofertar acolhimento nas unidades da Prefeitura, onde elas podem fazer a higiene, se alimentar e dormir protegidas.

Nos demais horários, o trabalho segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia. As equipes farão busca nas ruas e também atenderão às solicitações que chegam pelo 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população.

Como acontece em todas as ações de inverno, nas noites mais frias, a FAS fará o monitoramento das pessoas que recusam atendimento – normalmente aquelas que possuem transtornos mentais -, para evitar o risco de hipotermia.

População pode ajudar

A população também pode ajudar a proteger a população em situação de rua. A FAS orienta que quem vir uma pessoa nesta condição entre em contato por meio da Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.