enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Não vão sair!

Acampados na Assembleia, servidores encaram frio e incertezas na luta por reposição salarial

  • Por Gustavo Marques

Quatrocentos servidores públicos que passaram a noite dentro da Assembléia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico, tiveram o frio e a incerteza das próximas horas como obstáculos na madrugada desta quarta-feira (10). A categoria segue em greve para tentar melhorar a proposta publicada pelo governador Ratinho Júnior para a categoria.

“Foi tenso, pois ficamos aqui no frio e sem muita estrutura. Pensei na comodidade das autoridades do governo que estavam em suas casas e no bem bom. Quem realmente está preocupado com a educação é a gente que luta por melhores condições em todos os sentidos. Quem sente mais em ficar aqui são as pessoas idosas e de outras cidades longe de Curitiba, como a turma de Foz do Iguaçu, oeste do Estado”, disse Angélica Ripari, 31 anos, professora em Paranaguá.

Café da manhã nos corredores

Nos corredores da Assembleia, mesas serviram para o café da manhã dos servidores públicos. Frutas, pães, presunto e café ajudaram os manifestantes logo nas primeiras horas do dia. “Tome um café você também. O dia vai ser longo”, avisava uma senhora para a reportagem da Tribuna do Paraná.

Segurança

A segurança da própria Assembléia solicitou aos organizadores do movimento que alguns objetos de propriedade dos manifestantes sejam colocados em outros espaços ao invés dos balcões. Travesseiros, malas e mochilas poderiam ser arremessados em direção ao plenário da Assembléia. A sede dos deputados estaduais vai ter às 10 horas nova reunião e os grevistas prometem acompanhar a sessão.

“Ninguém sai”

A organização do movimento confirmou que nenhum manifestante irá deixar o local se o acordo não ocorrer. “Nós iremos permanecer e temos esta meta. Aguardaremos uma proposta decente do governo do Estado. Queremos sair e voltar a fazer o que mais gostamos da vida que é trabalhar”, ressaltou Nádia Brixner, diretora da APP Sindicato.

De braços cruzados

Em greve há 16 dias, os servidores “invadiram” as galerias da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (09), após se sentirem provocados pelo deputado Missionário Arruda (PSL), depois de uma fala sua em plenário em defesa da proposta de reajuste feita pelo Governo do Paraná.

Os grevistas fizeram um ato na manhã de ontem com servidores de todo o Paraná e acompanhavam a sessão do lado de fora. Quando Arruda falou, no entanto, o clima esquentou e deputados chegaram a ser impedidos de sair do prédio.

Depois que eles tomaram as galerias da Assembleia, cerca de 400 servidores resolveram dormir no prédio. Nesta manhã, a polícia segue fazendo um acompanhamento na casa.

O que diz o governo?

Em entrevista ao Bom dia Paraná, da RPC, o secretário de Comunicação Hudson José pediu ‘bom senso’ aos funcionários. “Não há uma negativa do governador em repassar um reajuste, mas há uma realidade e a função do governo é confrontar essa demanda com essa realidade. Temos um fluxo financeiro que não pode ultrapassar o limite constitucional do Tribunal de Contas. Temos que cumprir esse limite para atender esses funcionários e atender a lei. E temos essa proposta de trazer para janeiro 2%. Volto a insistir no bom senso e faço um apelo para que eles sentem a mesa de negociação para que a gente consiga chegar a um desfecho. A população é a grande prejudicada por conta desta paralisação”, disse.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

Servidores invadem Assembleia e mantêm deputados ‘presos’ no plenário

 

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

41 Comentários em "Acampados na Assembleia, servidores encaram frio e incertezas na luta por reposição salarial"


Alex Brodovski
Alex Brodovski
13 dias 6 horas atrás

Solicitar aos Pais/Mães que seu filho anote o nome do Professor que faltou a aula, depois comparar com o livro de presença dos Professores!

Gui Pie
Gui Pie
13 dias 7 horas atrás

joga a polícia lá e mete bala de borracha nos professores “socialistas” que querem mais $$$$$ ????????????? rsrsrsrsrsrrs olha a hipocrisia aí ó…

Carlos Pacheco
Carlos Pacheco
13 dias 5 horas atrás

Caro colega asinino, talvez você se surpreenda em saber que policiais também são servidores públicos do poder executivo… e não demorou 4 anos para pedirem o que é de direito, tendo em vista que foi pedido em 2015, 2016, 2017 e 2018. O governo já acumula mais de 13 bilhões retirados dos servidores.

Gui Pie
Gui Pie
12 dias 13 horas atrás

não entendeu ainda que o dinheiro foi usado de maneira errada até agora? o governo não terá dinheiro para continuar pagando se não fizerem a reforma da previdência… e adivinha só? vai ter que mexer na aposentadoria de todos os “funcionários públicos”. que não contribuem e aposentam com valor cheio

Carlos Alberto
Carlos Alberto
12 dias 9 horas atrás

Isso aí

Gui Pie
Gui Pie
12 dias 13 horas atrás

continuando para vc que quer defender os “servidores”… não interessa se é juiz promotor professor policial etc etc etc… acabar com a regalia é obrigação moral. Mas acho que quem defende eles aqui é pq puxam a brasa pra sardinha neh?!?!? e digo mais… tinha que acabar com estabilidade de todos.

Tiago Ribas
Tiago Ribas
13 dias 7 horas atrás

Gui Pie é o tipico machão de teclado, manda o recado no anonimato, parece um vira lata latindo como se fosse morder.

Gui Pie
Gui Pie
13 dias 6 horas atrás

tiago babaca 1

Tiago Ribas
Tiago Ribas
13 dias 4 horas atrás

Guie Pie, me xingando baba….além de ser machão de teclado, é mal educado. A sua resposta mostra de forma clara que você não recebeu uma boa educação, sem mais!

Carlos Pacheco
Carlos Pacheco
13 dias 7 horas atrás

Tivesse o cidadão se informado (ou lido as matérias referentes ao caso) saberia que dificilmente a polícia faria isso, tendo em vista que os policiais apoiam e fazem parte do movimento e também estão com defasagem salarial de 17%, dado o não pagamento da data-base da categoria nos últimos 4 anos.

Gui Pie
Gui Pie
13 dias 6 horas atrás

Carlos babaca… quem estava no governo até agora era o que? bandido… tanto é que só ta solto pq o STF fez o que fez. demorou 4 naos pra pedir o que é de “direito” só agora? Policia não apoia nada disso… o que tem é um bando de funcionários públicos preocupados só com seus direitos talkey?

Gui Pie
Gui Pie
13 dias 6 horas atrás

Carlos babaca 2

Flavio Steiner
Flavio Steiner
13 dias 8 horas atrás

Vou repetir a pergunta ao governador: vai ter desconto dos dias parados? Ou (mais uma vez, repetindo todos os outros governantes) era só papo furado?

Flavio Steiner
Flavio Steiner
13 dias 8 horas atrás

Chega a ser emocionante a disposição em acampar no frio, no desconforto, nas más condições. Quem dera tivessem uns dez por cento dessa disposição para trabalhar e cumprir com suas obrigações.

Tiago Ribas
Tiago Ribas
13 dias 8 horas atrás

Não sou funcionário público, mas tenho muitos colegas professores e segundo relatos o atual secretário da educação está empurrando tecnologia e equipamentos da empresa do seu grupo para entrar nas licitações com valores superfaturados, tem falcatrua rolando logo cedo no governo Ratinho Jr !

Gui Pie
Gui Pie
13 dias 7 horas atrás

pra isso existe ouvidoria e ministério público… fez m3rd4 tem mais é que pagar. Mas a pauta esquerdista é sobre o que mesmo? querem mais o que mesmo? DINHEIRO NEH??!?!?!?! socialismo para os outros e capitalismo pra eles?!??!? professor esquerdista vale menos que b0sta.

Tiago Ribas
Tiago Ribas
13 dias 7 horas atrás

Gui Pie, você escreve muita besteira. Pra você tudo é esquerdista, então o Beto Richa também era esquerdista? Vamos parar com este discurso cego. A roubalheira está em todos os lados, você deve ser algum recalcado ou amigo de político, isso se não for comissionado

Gui Pie
Gui Pie
13 dias 6 horas atrás

PSDB partido da social democracia brasileira é o que mesmo seu babaca? de direita neh? acorda Zé. e o Richa tem mais é que ir pra cadeia… não defendo bandido. nunca votei nele… talkey?

Tiago Ribas
Tiago Ribas
13 dias 4 horas atrás

Agora o Psd não é mais direita? O que houve, antes era a direita, agora ficou meia direita kkkkkkk

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas