lazer

Abertura do Parque Aníbal Khury atrai grande público em Almirante Tamandaré

Parece que a reabertura do Parque Ambiental Aníbal Khury era realmente muito esperada pelos moradores de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Neste final de semana, a população aproveitou os dias de sol para conhecer a novidade em família. “Está lindo, a gente só torce para que a prefeitura continue mantendo limpo e seguro, porque queremos frequentar sempre”, avaliou Valdinei Nogueira de Lucena, de 46 anos, que estava no parque no domingo (25).

Missa de Ramos foi celebrada no parque. Foto: Gerson Klaina
Missa de Ramos foi celebrada no parque. Foto: Gerson Klaina

A reabertura foi no sábado (24), mas no domingo muita gente se reuniu para uma missa de Domingo de Ramos. Duas imagens, uma de Nossa Senhora da Conceição e outra de São Francisco de Assis, foram colocadas em um dos pontos do parque, que tem quase o dobro do tamanho do Parque Barigui, de Curitiba.

O local fica na Rua Domingos Scucato, 1350, no bairro Jardim São Domingos, e tem acesso tanto pela Rodovia dos Minérios como pela Avenida Anita Garibaldi. Valdinei, que estava com a esposa, filhos e outros familiares, disse que o parque tem tudo para ser realmente um ponto de encontro dos moradores de Almirante Tamandaré, mas faz um alerta. “Não adianta colocarem policiamento só agora, com a reabertura, e depois esquecerem. Tem que manter”.

Acompanhada da filha, a esposa de Valdinei concordou com o marido e completou que achou muito boa a novidade. “A nossa ideia é vir mais vezes. Até porque as crianças gostam, né? Uma opção muito gostosa para aproveitar os dias de sol”, disse Luciana Soares, 35.

Clovis Costa esteve no parque nos dois dias de abertura. Foto: Gerson Klaina
Clovis Costa esteve no parque nos dois dias de abertura. Foto: Gerson Klaina

Clovis Costa, de 36 anos, morador do Jardim Monte Santo, que estava acompanhado da pequena Bianca, de cinco, também viu a menina aproveitar os dois dias no parque. “Nós viemos na abertura e gostamos muito. Minha filha até cansou de tanto que andamos, porque o parque é bem grande mesmo, mas agora pelo menos temos uma opção bem legal para vir em família e até fazer um churrasco”, comentou

Atividades

O espaço, que tem quase 2,2 milhões de metros quadrados — cerca de 220 hectares — pertencia ao governo do estado e era usado pela Cavalaria da Polícia Militar. Para ser reaberto, a prefeitura de Almirante Tamandaré fez algumas reformas e deixou o parque de uma forma ainda mais gostosa para aproveitar com a família: estão disponíveis trilhas ecológicas, um mirante para a cascata de seis metros e churrasqueiras.

De acordo com a prefeitura de Almirante Tamandaré, a reabertura será feita em etapas e depois ainda vai ser avaliado uma série de outras melhorias. Além disso, as sedes da Defesa Civil e do Núcleo de Proteção e Vigilância Municipal (NPVM) — o equivalente à Guarda Municipal de Almirante Tamandaré — funcionarão dentro das dependências do parque.

Projeto futuro

A prefeitura estuda ampliar os serviços oferecidos e avalia até construir um centro de convenções no parque. Entre os planos, está também o uso de um dos lagos para competições esportivas, como campeonato de remo. Tudo pode começar ainda neste ano, já que a intenção é transformar o Parque Ambiental Anibal Khury em um dos principais pontos turísticos de Almirante Tamandaré.