Em casa!

“A vacina do coronavírus é o isolamento”, reforça prefeitura após 1ª morte em Curitiba

Marion Burger
Foto: Divulgação/ SMCS.

Após a confirmação da primeira morte por coronavírus em Curitiba nesta segunda-feira (6), a prefeitura voltou a reforçar que o isolamento social é a melhor forma de se prevenir o covid-19. “O isolamento é a única vacina e remédio contra o coronavírus neste momento”, reforça a médica infectologista Marion Burger da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

+Leia mais! Parto domiciliar é a melhor opção em tempos de coronavírus?

Segundo a médica, o isolamento é o “remédio” com real capacidade de reduzir o impacto tanto na rede de assistência hospitalar quanto na rede laboratorial. “O isolamento e mecanismos, como a central de atendimento, permite que o sistema de saúde consiga direcionar todas as suas capacidades e profissionais para atendimento nos casos mais graves”, explica a infectologista.

A declaração veio após a secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, explicar sobre a importância de a sociedade se unir para achatar a curva de casos. “Temos que ressaltar o distanciamento social. Não temos como colocar um guarda na porta da casa de cada um. Por isso, idosos acima de 65 anos só saem quando tiver um tratamento de saúde, como quimioterapia, hemodiálise, entre outros”, explicou.

Já o mais jovens quando precisarem realmente sair, “que mantenham a distância de pelo menos dois metros de outras pessoas e usem máscara de pano”, disse. Aprenda aqui como fazer em casa a máscara de pano.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: