Emagrecer

A dieta do limão funciona, mas cuidado! Leia o importante alerta de um especialista

Foto: Pixabay

dieta do limão, embora velha conhecida, tem ganhado cada vez mais adeptos da vida saudável. A promessa de emagrecimento, a partir do consumo da limonada (sem açúcar, em jejum), é verdadeira, mas alguns cuidados precisam ser tomados para evitar prejuízos à saúde.

O primeiro deles é com relação à quantidade de limões que podem ser consumidos por dia. De acordo com Alessandra Stefani, nutricionista responsável pelo setor de Nutrição do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, o ideal é não ultrapassar três limões no dia, um para cada refeição.

“O que se sabe, por estudos, é que não é indicado passar de três limões por dia. Não pode começar a dieta e ir aumentando o consumo ao longo do tempo, porque pode prejudicar o organismo – até por ser muito ácido”, reforça a nutricionista.

Pessoas com histórico de problemas estomacais, como úlcera, azia, gastrite, também devem evitar a dieta do limão. “Quem exagerar também corre o risco de prejudicar o esmalte dos dentes, devido à acidez da fruta. É mais indicado tomar o suco com um canudo, que diminui o contato com os dentes”, explica Stefani.

Dieta do Limão, sozinha, não faz mágica

Embora tenha propriedades que dificultam a absorção de gordura, favorecendo o emagrecimento, o limão, sozinho, não atinge esses resultados. E nem deve ser a única fonte de nutrientes nas refeições. A dieta do limão, portanto, não deve ser feita sozinha.

“Não adianta tomar o suco do limão sem uma reeducação alimentar. Quando a pessoa associa uma mudança de hábitos, alimentares e de vida, aí há uma comprovação dos benefícios do limão”, reforça a nutricionista.

Propriedades e benefícios

Rico em vitamina C, o limão tem a indicação de ser consumido principalmente no início de inverno, de forma a reforçar o sistema imunológico e prevenir doenças comuns da época, como gripes e resfriados. O mesmo vale para outras frutas da época, como ponka, ou mimosa, mixirica e bergamota.

Para quem quiser transformar a limonada em uma mistura ainda mais potente para prevenir doenças de inverno, Marcília Fabri, nutricionista do hospital Nossa Senhora das Graças, sugere uma adição ao limão: “Incluir própolis na água com limão ajuda na imunidade e melhora os sintomas de ansiedade”, diz.

Dizem que a dieta do limão funciona. Será? Foto: Pixabay.
Dizem que a dieta do limão funciona. Será? Foto: Pixabay.

Além disso, o limão (seja do tipo que for) também possui vitamina K, vitamina A, ácido fólico, ferro e cálcio, ainda que em menores quantidades, fibras e clorofila, o que garante a propriedade antioxidante.

“Um copo de limão representa mais de 50% da recomendação diária de vitamina C. Tem excelente ação antioxidante e protege o sistema imunológico. Contém ainda doses de vitamina B6 e folato, aumentando a produção de neurotransmissores que melhoram o humor”, reforça Fabri.

Os benefícios do limão estão disponíveis seja ele consumido na forma in natura ou diluído em água.

Mitos e verdades da Dieta do Limão

Fazer a dieta do limão emagrece. Verdade! Não significa que você vá comer apenas limões em todas as refeições – e isso não é nem aconselhado. Mas incluir o limão, em forma diluída em água, no máximo três vezes por dia, pode colaborar no emagrecimento, porque a fruta tem propriedades que diminuem a absorção de gordura.

Posso fazer a dieta quantas vezes quiser. Mito! Por ser uma fruta ácida, a indicação dos especialistas é de incluir o limão até três vezes ao dia – não mais do que isso.

Pessoas com úlcera, gastrite e problemas estomacais devem evitar a dieta do limão. Verdade! É indicado que, quem tiver qualquer condição estomacal, não faça a dieta.

Dieta do limão pode prejudicar os dentes. Verdade! Uma pesquisa científica divulgada pelo British Dental Journal, na Inglaterra, mostrou que tomar bebidas ácidas, como refrigerantes, chás cítricos e mesmo água com limão, duas vezes por dia, entre as refeições, aumentava o risco para lesões no esmalte dos dentes. Quando consumidos com os alimentos, o risco reduzia pela metade, conforme orienta Stephanie Gomes Assunção Alves, profissional da Ki Odontologia.