A menos de duas horas do Centro de Curitiba, São José dos Pinhais abriga a primeira grande usina hidrelétrica do Paraná. A construção começou em 1920 e foi inaugurada mais de uma década depois, em março de 1931. Em 2026, o empreendimento completa 95 anos de história.
Construída pela Companhia Força e Luz do Paraná, a obra teve projeto assinado pelo engenheiro norte-americano Howell Lewis Fry. Para definir o local da instalação, Serafim Teixeira liderou uma equipe técnica que percorreu uma região de mata densa e pouco explorada, em uma época de acesso limitado e infraestrutura precária.
Cercado pela Mata Atlântica, o canteiro de obras recebeu um sistema de transporte por trole — um vagonete sobre trilhos — que liga a vila residencial à casa de força. O trajeto, com cerca de 720 metros, atravessa a floresta e permanece em funcionamento até hoje. Implantado em 1929, o sistema era inicialmente operado por motores a vapor e foi automatizado em 1999.
A Usina Hidrelétrica Chaminé iniciou suas operações com capacidade instalada de 9 megawatts (MW), número expressivo para a época, quando outras unidades operavam na escala de quilowatts (kW). Atualmente, a capacidade é de 18 MW. Embora modesta se comparada aos cerca de 14 mil MW da Usina de Itaipu, a geração mantém relevância histórica e energética para o estado.


A usina opera com quatro unidades geradoras e conta com dois reservatórios que cumprem funções distintas no sistema. O principal é o reservatório da Vossoroca, localizado em Tijucas do Sul, responsável pela acumulação da água. Já o reservatório Salto do Meio fica próximo à casa de força e atua na regularização da vazão, garantindo o fluxo adequado de água para o funcionamento das turbinas.
Na década de 1970, a usina passou a integrar a Companhia Paranaense de Energia (Copel), após a incorporação da Companhia Força e Luz do Paraná. Em setembro de 2023, o complexo passou por um processo de modernização, com a atualização das unidades geradoras. O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões.
A Usina Hidrelétrica Chaminé não é aberta à visitação pública. O acesso ao local depende de autorização da Copel. A unidade foi construída na margem esquerda do rio São João, na Serra dos Castelhanos, substituindo a antiga Usina Capanema, que operava na área onde hoje está localizada a Rodoviária de Curitiba.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



