Eita!

70 galos de rinha são apreendidos em criadouro clandestino de Curitiba após denúncia

As aves foram encontradas em um criadouro clandestino no bairro Hauer. Foto: Colaboração

Foram apreendidos, na manhã desta segunda-feira (23), 70 galos de rinha encontrados em uma casa na Rua das Carmelitas, no bairro Hauer, em Curitiba. Os responsáveis devem ser autuados e a multa pode chegar a R$ 105 mil. Fiscais da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba realizaram a apreensão e chegaram até o local por meio de uma denúncia feita via Central 156.

No criadouro clandestino, havia grande quantidade de animais, alguns soltos e outros em pequenas gaiolas, além de ração, medicamentos e do ringue que poderia ser utilizado na atividade irregular. A apreensão dos galos foi feita com base na Lei Municipal 13.908/2011, que prevê multas e sanções para comportamentos caracterizados como maus tratos aos animais, incluindo a utilização em confrontos ou lutas.

Lar temporário e adoção

Os animais foram encaminhados para lares temporários e adoção e, para garantir que nenhum dos galos volte a ser envolvido em atividade semelhante, cada um deles receberá um microchip de identificação.

No artigo 16º, parágrafo 3º, a lei determina que, na constatação da falta de condição mínima para a manutenção do animal sob a guarda do infrator, o município fica autorizado a fazer a remoção, se necessário com o auxílio de força policial.

“Os animais serão entregues para adoção responsável com termo de compromisso e acompanhamento pela equipe da Rede de Proteção”, conta a chefe da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, Vivien Midori Morikawa.

Além dos fiscais, a operação contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal.

Rinha de galos é fechada no Tatuquara