Balanço de 2017

Araucária: 60% das denúncias sobre animais são casos de negligência

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Das 479 denúncias recebidas em 2017 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) do município de Araucária, 289 são casos de negligência. Deixar o animal sem água ou comida, abrigo, preso à corrente curta, em ambiente sujo ou estando doente são alguns exemplos das situações encontradas no município. Nesses casos, o dono pode ser orientado, notificado ou até multado pela equipe de fiscalização, dependendo da gravidade da situação.

Em segundo lugar nas denúncias estão os casos de animais com acesso à rua (ataques, mordedura e soltura) com 83 registros. As situações de abandono receberam 58 denúncias. Houve ainda 42 registros de resgate de animais silvestres, seis situações envolvendo acumuladores (de animais ou de materiais que possam comprometer a saúde física ou mental) e uma de comércio irregular de cães.

Segundo a SMMA, na grande maioria dos casos, a orientação ou a notificação já é suficiente para que o dono do animal tome as providências visando sanar o problema encontrado. Nos casos mais graves, o dono pode ter que responder a um processo criminal, ser detido e pagar multa (conforme lei 9.605/98). As denúncias sobre maus tratos aos animais podem ser comunicadas pelo telefone (41) 3614-7480.

Bem-estar

A SMMA realizou quatro feiras de adoção em 2017, nas quais 58 cães ganharam uma família para lhe dar atenção e ser cuidado. Um total de 407 animais receberam microchipagem; 174 deles no evento “Saúde Animal no Bairro”, realizado no Jardim Alvorada.

Que tal adotar?

O Centro de Controle de Zoonoses de Araucária está com cães para adoção. Todos os animais disponíveis já estão castrados, vacinados e microchipados. Para adotar, o interessado precisa estar com RG, CPF, comprovante de residência, ser maior de 18 anos e preencher uma ficha. Mais informações sobre adoção podem ser obtidas pelo telefone (41) 3901-5286.