Violência contra a mulher

576 medidas protetivas de urgência começarão a ser cumpridas a partir de segunda

Na próxima segunda-feira (8), começam a ser cumpridas 576 medidas protetivas de urgência expedidos pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba e pelo núcleo do juizado existente na Casa da Mulher Brasileira. A medida é resultado de uma força tarefa da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).

Na última quinta-feira (4), a desembargadora Denise Krüger Pereira, coordenadora do Cevid, definiu a ação durante encontro com a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro; o presidente da Associação de Oficiais de Justiça do Paraná, Mário Cândido; e cinco oficiais de Justiça especialmente designados para a tarefa. A previsão é que, em breve, sejam designados mais 25 oficiais para cumprir as demais medidas protetivas já expedidas pelo juizado.

“Além de zerar mandados existentes na Vara, a força tarefa agiliza a notificação dos agressores, garantindo a segurança da vítima de violência que obteve a medida protetiva, mas que ainda não pode usufruir da proteção do Estado”, observa a desembargadora.

patrulha
Patrulha maria da Penha acompanhará o cumprimento das medidas protetivas. Foto: Jonathan Campos

Patrulha

Denise ressaltou que o trabalho do juizado deve ser executado rapidamente para garantir que a Patrulha Maria da Penha possa fazer o acompanhamento e cumprimento da medida protetiva expedida. A Patrulha assegura a efetividade do processo e a integridade das vítimas.