211 ruas tiveram pavimentação recuperada

A Prefeitura de Curitiba está trabalhando intensamente na recuperação da pavimentação da cidade, especialmente após as chuvas que ocorreram no final do mês de junho. Somente nesta semana foram recuperadas 211 ruas, numa extensão total de 122 quilômetros.

“Após a chuva o número de buracos aumenta, pois nossa malha viária é antiga e sujeita a infiltrações”, diz Rubens Bittencourt Souto, superintendente de Manutenção Urbana da Secretaria de Governo Municipal.

De acordo com ele, o mau tempo provocou um aumento do número de buracos nas ruas e elevou em 16% o volume de solicitações para manutenção das vias urbanas.  Embora o trabalho seja permanente, ao longo do ano, as 29 equipes empregadas no serviço de tapa-buracos vêm trabalhando diariamente de forma simultânea para melhorar os estados das ruas.

Este trabalho é setorizado por bairro, nas nove Regionais Administrativas, de acordo com a demanda e as solicitações feitas por meio da Central 156. “Conforme a demanda fazemos a setorização, dando prioridade para vias principais, de transporte coletivo, hospitais e escolas”, explica Souto.

Anualmente, a Prefeitura investe R$ 2,4 milhões no serviço de tapa-buracos. A malha viária da cidade é de 4.600 quilômetros, dos quais 1.700 quilômetros são de antipó, com mais de 30 anos de uso.

“É uma malha viária antiga, que precisa ser substituída”, diz Rubens Bittencourt Souto, adiantando que a Prefeitura já trabalha na elaboração de um plano de pavimentação para substituir 330 quilômetros de antipó por asfalto.