Descontos

14 dicas para comprar bem (e não se arrepender) na Black Friday

Pixabay

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano para consumidores e comerciantes de todo o Brasil. Segundo dados do relatório do Ebit, as vendas online deste dia superam inclusive as vendas do Natal, até então data mais popular do comércio em geral. E qual é o motivo para tanto alvoroço das empresas e dos consumidores? Os descontos.

Ainda segundo relatório da Ebit, empresa mais confiável em análise de dados e geração de relatórios do comércio eletrônico brasileiro, 88,6% das pessoas que compram pela internet e têm intenção de comprar na Black Friday. O medo da maioria destes consumidores, entretanto, é cair em golpes virtuais, que nesta época aumentam na mesma proporção que os descontos ofertados.

O termo “Black Fraude” foi criado para identificar, por exemplo, quem vende “tudo pela metade do dobro” do preço original. Com o passar dos anos, empresas que agiam de forma fraudulenta perderam espaço, e as empresas que oferecem descontos reais ganharam cada vez mais espaço. Hoje a Black Friday é um sucesso no Brasil e gerou em 2017 uma receita R$ 2,1 Bilhões.

Para minimizar o risco de cair em golpes ou se frustrar durante uma compra, o professor e consultor em Marketing Digital Helton Magalhães da Cruz dá algumas dicas importantes. 

A seguir, confira 14 dicas importantes antes de comprar:

1 – Presentes de Natal: realize uma lista de todos os presentes que precisa comprar, e aproveite para antecipar as compras e economizar;

2 – Pesquise o preço normal do produto antes da Black Friday, para que você consiga aproveitar as melhores ofertas, e não seja enganado por falsos descontos;

3 – Cadastre-se no site das lojas que mais gosta: desta forma, provavelmente receberá um email no dia da Black Friday com as ofertas desta empresa. Cadastre-se também no site www.blackfriday.com.br para receber mais ofertas;

4 – Compare os preços em diversas empresas;

5 – Pesquise no site Reclame Aqui para identificar se a empresa que deseja realizar a compra apresenta muitas reclamações, e se a mesma resolve as reclamações apresentadas; 

6 – Compre apenas em sites com certificado de segurança SSL, ou seja, que apresentem URLS (endereço eletrônico) criptografadas, pois assim fica mais difícil hackear os dados em transações bancárias, tornando o site mais seguro. Sites criptografados, ao invés de ter na URL um “http”, é utilizado um HTTPS. Sites que apresentem um selo Ebit e Site Blindado, representam uma garantia ainda maior de segurança;

7 – Realize transações online apenas do seu computador. Não é recomendável utilizar seu cartão de crédito em lan houses e computadores que não sejam seus, pois caso esteja com vírus, seus dados poderão ser roubados;

8 – Seja rápido, pois as melhores ofertas podem acabar rápido;

9 – O que você realmente precisa? Realize uma lista do que você realmente precisa comprar. Desta forma você evitará realizar compras por impulso, o que poderá causar arrependimento;

10 – Saiba quanto você pode gastar. Analise seu saldo bancário, as contas previstas e seus rendimentos para dezembro, janeiro, fevereiro e março. Coloque-os em uma planilha e veja quanto realmente pode gastar. Assim você evita ter dor de cabeça por estourar seu orçamento;

11 – Prazo de entrega: fique atento ao prazo de entrega, pois isto pode lhe causar um estresse após o período de euforia da Black Friday caso você tenha expectativa de receber o produto rapidamente;

12 – A lei da desistência aplica-se para todas compras online (exceto passagens aéreas). Você pode desistir da compra e ser ressarcido de todo valor gasto no período de 7 dias. No entanto, o produto precisa estar intacto. Custos com a logística reversa também serão de responsabilidade da loja;

13 – Caso prefira comprar em uma loja física, pesquise horário de funcionamento da loja. Algumas lojas abrem na madrugada. Se você bobear, pode chegar tarde demais e perder as principais ofertas;

14 – Esclareça todas as suas dúvidas antes de comprar. Pesquise sobre cores, tamanhos, funcionalidades, aproveite os dias antes da Black Friday para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os produtos nos canais de atendimento da empresa: Facebook, Instagram, WhatsApp, Telefone, Email.

Incidente com bugio expõe riscos do contato entre humanos e animais silvestres

Voltar ao topo