Dá multa, sabia?

139 mil paranaenses foram flagrados com celular ao volante no ano passado

Usar celular ao dirigir já é a sexta infração de trânsito mais cometida pelos paranaenses. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), o número de multas aplicadas pela utilização do aparelho ao volante aumentou 4,5% nos últimos três anos, passando de 133 mil em 2013 para 139 mil em 2015.

“Com a evolução da tecnologia móvel e o crescimento no comércio de aparelhos cada vez mais modernos, usar o celular no trânsito se tornou um comportamento frequente e muito perigoso. O motorista deixa de estar atento ao volante e no que acontece em sua volta para mandar mensagens ou acessar redes sociais”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“Estudos mostram que digitar enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o Detran investe em campanhas que alertam para as possíveis consequências desta atitude, mas, infelizmente, ainda estamos longe da solução do problema”, diz.

Pesquisa feita em janeiro por um hospital de São Paulo com 4,1 mil pessoas revela que 80% dos motoristas consultados utilizam os telefones celulares ao volante, 42% admitiram que enviam mensagens de texto enquanto dirigem e 8% disseram que não mudariam o comportamento, mesmo sabendo das consequências.

Reação demorada

Segundo a psicóloga especialista em trânsito, Joneia Towamoto, no trânsito o condutor já tem vários fatores para se preocupar e insistir em usar o aparelho aumenta em até duas vezes o tempo necessário para reação. “Dirigir exige o raciocínio aritmético (cálculo de aceleração e distanciamento do veículo da frente) e lógico (análise do fluxo dos veículos da frente e de trás). Quando uma pessoa utiliza o celular na direção a reação automaticamente fica mais lenta e faz com que o condutor perca completamente o foco”, alerta.

Aprendeu a lição!

Heloise de Andrade, habilitada há quatro anos, admite que o celular é quase uma extensão do seu corpo e por não conseguir ficar desconectada já bateu o carro duas vezes no último ano. “Eu estava saindo de casa quando começou a tocar uma música que gostava muito, então resolvi usar o celular para gravar um vídeo, comigo cantando. Fiz isso enquanto dei a ré para sair da garagem e acabei batendo e perdendo o retrovisor. Outra vez fui gravar uma situação que vi na rua enquanto acelerava. Bati o carro e, além de estragar toda a lataria, machuquei a cabeça. Depois disso, meu celular fica no porta-luvas enquanto dirijo para não correr o risco de pegá-lo”, conta.

Ranking

Infrações por uso de celular ao volante em 2015

Curitiba – 48.112

Maringá – 13.893

Londrina – 9.107

Cascavel – 5.535

Foz do Iguaçu – 2.855

Ponta Grossa – 2.830

São José dos Pinhais – 1.372

Penalidade

* O Código de Trânsito Brasileiro prevê duas infrações que envolvem o celular: 

– Dirigir com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

– Dirigir utilizando fones nos ouvidos conectados à aparelhagem sonora ou de telefone celular. 

* Ambas são infrações médias, com 4 pontos na habilitação e multa de R$ 85,13. 

* Uso do celular, fone de ouvido e sistema bluetooth do som é proibido mesmo com o carro parado, seja congestionamento ou semáforo.

Fonte: Detran