Curitiba quer desenvolver tecnologias de educação

A prefeitura de Curitiba pretende liderar a criação de uma fundação com participação dos setores privado, público e organizações não-governamentais. O objetivo é capacitar professores e não deixar cair no esquecimento as experiências tecnológicas voltadas à educação. ?Iniciativas como esta vão provavelmente revolucionar a educação no Brasil?, disse o prefeito Cassio Taniguchi (PFL), após visitar o Parque Barigüi, onde professores e alunos participam do Instituto de Inverno, evento que estimula o uso de tecnologias no processo de aprendizagem. ?Não podemos ficar somente em experiências-piloto?, afirmou Taniguchi.

O prefeito sugeriu que a fundação tenha o nome de Seymour Papert, criador da teoria do construcionismo, segundo o qual o aluno constrói seu aprendizado, brincando e usando modernas tecnologias. ?É uma mudança nos conceitos tradicionais de aprendizagem?, disse Taniguchi.

?O aluno e o professor interagem de maneira produtiva.? Para ele, a educação vem sendo praticada de modo linear. ?Mas a vida não é linear.? Segundo o prefeito, o computador permite que as crianças entendam os conceitos mais rápido. ?É uma reinvenção da educação.?

Voltar ao topo