Curitiba está preparada para ser uma das 12 capitais brasileiras que irão sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014, caso seja escolhida pela comitiva da Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa), que esteve no último domingo na cidade avaliando questões de infraestrutura exigidas pelo órgão para sediar jogos da competição.

continua após a publicidade

A constatação foi feita ontem, em uma reunião envolvendo autoridades ligadas ao assunto. O resultado das cidades escolhidas será divulgado no dia 20 de março.

Para o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, a escolha é previsível. “Estou cada vez mais convencido de que é certo a realização da Copa em Curitiba. Estudos confirmam que a cidade já está preparada para sediar um evento da envergadura que é a Copa do Mundo”, afirma.

Para a prefeitura de Curitiba, a projeção que a Copa do Mundo dará à capital faz com que o evento tenha obrigação de ser realizado na cidade. “A Copa é um grande negócio, representa lucro e resultado certo. Temos pontos a favor por estarmos bem a frente se comparado com outras capitais candidatas. Estamos planejando, também, em ser o centro de comunicação de todo o evento. Isso pode trazer muito mais projeção para a cidade do que os próprios jogos”, diz o secretário de relações especiais Luiz de Carvalho, representante do prefeito Beto Richa no encontro.

continua após a publicidade

“O mundo inteiro estará focado aqui. Isso vai fortalecer muito o turismo de Curitiba e também do Estado”, completa o secretário de Estado de Turismo, Celso de Souza Caron.

De acordo com a Fifa, até 2013 todas as obras deverão estar concluídas. Para dar conta do prazo, o presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) do Paraná, Marlus Coelho, ressalta que as obras já devem começar.

continua após a publicidade

“Se começarmos agora, nada ficará por ser finalizado em cima da hora, em 2013. Nada pode nos atrapalhar, temos tempo hábil para esses projetos e também para atender às exigências da Fifa”, afirma o presidente. “A partir do momento que a declaração da sede for dada a Curitiba, tenho certeza que vamos trabalhar para fazer a melhor Copa do Mundo que se tem notícia”, promete Carvalho.