O prefeito Beto Richa recebeu a visita da direção nacional e estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que veio propor ao município uma parceria para a instalação de uma escola de gastronomia na capital paranaense. "Será a primeira escola desse tipo no sul do país", disse o presidente estadual da Abrasel, José Henrique Carlan.
Acompanhados do secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, Carlan e o presidente nacional da entidade, Paulo Solmucci Júnior, e o diretor executivo, Luciano Ferreira Bartolomeu, apresentaram ao prefeito o projeto da escola, que faz parte de um grande programa de qualificação do setor que está sendo desenvolvido pela associação com apoio do Ministério do Turismo e Sebrae. "Estamos trazendo para Curitiba R$ 1,5 milhão para treinamento de profissionais da área nos próximos 12 meses", disse Solmucci.
A Abrasel já dispõe de recursos para a implantação da escola em Curitiba e pede ao município a cessão do imóvel. Segundo o presidente nacional da associação, a previsão é instalar 12 escolas desse tipo no país.
Neste ano foram escolhidas sete cidades e em 2006 serão definidas as outras cinco. "Curitiba é uma das cidades mais notáveis na área de gastronomia e merece um investimento desses", reforçou Solmucci.
Todo o custo de reforma, que inclui restauração (caso seja utilizado um imóvel histórico, como o da escola de Salvador, no Pelourinho), equipamentos, manutenção e oferta de cursos, será bancado pela Abrasel, em conjunto com o ministério e o Sebrae.
O prefeito se comprometeu a estudar a proposta. A análise deverá envolver as secretarias da Saúde, da Administração e a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, a Curitiba S/A. "Trata-se de um projeto de interesse para a cidade", afirmou Richa, que falou também sobre a possibilidade de integrar o projeto aos Liceus de Ofícios, programa de qualificação desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS).
A escola de gastronomia faz parte do programa Qualidade na Mesa, que está sendo lançado pela Abrasel esta semana. "É o maior programa de qualificação do país já feito no setor de alimentação", informou Solmucci Júnior.


