Curitiba pode ter ?Casa Ecológica Popular?

ecoterra.jpgO programa "Casa Ecológica Popular" (Caep) é projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba. O objetivo é diminuir o custo das habitações para as pessoas de baixa renda e utilizar materiais de construção que sejam adequados às normas de proteção ambiental. O emprego desses materiais também reduz a geração de resíduos da construção civil e proporciona novas formas de obter renda. A proposta da casa ecológica foi inspirada no trabalho do professor Francisco Casanova, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O documento prevê o uso de tijolos do tipo "solo-cimento" na construção das casas. Segundo o vereador João Cláudio Derosso, autor do projeto, esta técnica pode diminuir o custo de uma casa em até 50% e também o tempo de construção. A alternativa ambiental é que da maneira tradicional são necessárias 12 árvores de porte médio ou 750 litros de óleo, por exemplo.

Conforme o projeto, as moradias podem ser construídas por pessoas jurídicas através de programas habitacionais gerenciados pela Cohab e pelos proprietários de lotes. Está prevista também, a atuação da administração municipal na capacitação de pessoal para disseminar esta tecnologia para empresas que atuem no ramo da construção civil em Curitiba.

www.ecoterrabrasil.com.br

Voltar ao topo