Curitiba é a primeira cidade do país e da América Latina a adotar o teste rápido de HIV para gestantes momentos antes de dar à luz. A iniciativa foi lançada nesta quinta-feira (8), pelo prefeito Beto Richa, no Salão Nobre da Prefeitura. "Estamos dando um exemplo de cidadania, com ações que não privilegiam classes sociais. É um programa universal, que será capaz de mudar a vida de muitas famílias", afirmou Richa.

continua após a publicidade

"É um privilégio poder anunciar um programa de tamanha relevância para a saúde das mulheres justamente no Dia da Mulher, 8 de Março. O bem estar das mulheres será sempre prioridade em nossa administração", disse o prefeito. Os testes rápidos de HIV, mais um avanço do programa Mãe Curitibana, serão feitos em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Programa Nacional DST Aids, do Ministério da Saúde.

O objetivo dos testes rápidos em gestante é reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) do vírus da aids. Para fazer o teste, basta uma gota de sangue. O resultado sai em 15 minutos. O teste rápido será implantado nos 12 maiores hospitais e maternidades da cidade, que fazem 33 mil partos por ano. O exame é gratuito e estará disponível para gestantes atendidas tanto pelo SUS como por convênios ou particular.

"Este teste é também um exemplo que damos ao Paraná e ao Brasil no combate à mortalidade infantil", disse Richa. "O respeito pelo cidadão curitibano pode ser medido de várias maneiras, mas a redução da mortalidade infantil é um dos maiores êxitos da nossa administração", acrescentou. Dados preliminares mostram que a taxa em Curitiba é de 10,6 por mil nascidos vivos.

continua após a publicidade